banner_mucosal_salvador

Colaboradores SblogI

Quem faz o SBlogI: O Blog da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) é feito por colaboradores voluntários formado por três grupos: (i) Programas de Pós-graduação convidados;  (ii) Autores fixos individuais e (iii) Autores esporádicos.  Caso você tenha interesse em integrar o grupo de colaboradores SblogI ou enviar artigos para publicações pontuais, entre em contato com comunicacao@sbi.org.br. Esta é uma ação de divulgação científica feita pela SBI e seus colabores.

Pós- Graduação em Microbiologia e Imunologia

O Programa de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada, criado em 1990, visa formar profissionais que atuem nas áreas de Imunologia Básica e Aplicada e Bioagentes Patogênicos. Há docentes de diversas unidades da USP e integração com os programas de Farmacologia e de Biologia Celular, todos no mesmo prédio da FMRP. Foi idealizado um programa translacional, com docentes e disciplinas das áreas básica e clínica, mas com visão clínica, inovação tecnológica e a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes. Os docentes do Programa, em torno de 30, em sua maioria, são pesquisadores sêniores, bolsistas de produtividade do CNPq, todos com projetos de pesquisas aprovados e com publicações científicas na área. Já formou 176 doutores e 254 mestres ao longo desses 26 anos. Mais informações em: http://iba.fmrp.usp.br

Ver mais

Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas

O Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia tem como missão formar profissionais de elevado nível acadêmico, com capacidade de desenvolver pesquisa científica rigorosa e de relevância, focadas em Imunologia e Parasitologia, com inserções nas áreas de Microbiologia, Patologia e Biologia Celular. Nossos objetivos também incluem o aperfeiçoamento do ensino, bem como o desenvolvimento de tecnologias inovadoras no âmbito de protocolos de diagnóstico, de tratamento e de imunoprofilaxia, para o controle e prevenção de doenças de interesse regional, nacional e mundial. Saiba mais em: http://www.imunoparasito.ufu.br

Ver mais

Programa de Pós-graduação em Farmacologia

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia apresenta reconhecida contribuição em diversos campos do conhecimento, sendo um programa de excelência no País. Recentemente, o surgimento de linhas de pesquisa que investigam mecanismos fundamentais de diversos aspectos na Imunologia tem formado estudantes curiosos e interessados. Além do PPGFMC, grupos de pesquisa associados a outros PPGs também enriquecem a pesquisa em imunologia. Temas na UFSC: Imunidade Inata, Evasão do Sistema Imune, Inflamação, Imunidade de Invertebrados, Vacinas, Imunorregulação e Microbiota, Imunofarmacologia, Autoimunidade.

Ver mais

Pós- Graduação em Microbiologia e Imunologia

O Programa de Pós- Graduação em Microbiologia e Imunologia teve início em 1971 e é ministrado por docentes orientadores, em sua maioria, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP) da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. O Programa contribuiu, em seus mais de 40 anos de existência, para a formação de pesquisadores de prestígio nas áreas de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Já formou nesse período mais de 780 mestres e doutores.

Ver mais

Pós-Graduação em Biologia Experimental

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental da UNIR objetiva a formação de mestres e doutores qualificados para atuarem na pesquisa e docência nas diversas áreas do conhecimento que abordam doenças tropicais, com ênfase nas relações patógeno-hospedeiro, compreendendo o estudo dos agentes patogênicos, seus vetores, incluindo animais de importância médica. O programa visa a geração de conhecimento de vanguarda na Amazônia, por meio da abordagem multidisciplinar em biologia celular, molecular, estrutural, imunologia, microbiologia, infectologia, parasitologia, toxinologia, epidemiologia e nanobiotecnologia.

Ver mais

Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (CAPES nota 7) do Instituto de Biologia da UNICAMP foi iniciado em 1980 e possui como áreas de concentração a Imunologia e a Microbiologia, assim como a Genética e a Evolução. Neste curso, o aluno terá um forte embasamento em imunologia, genética e biologia molecular e evolução. Por se tratar de uma pós-graduação com características multidisciplinares, o aluno poderá interagir e aprender sobre diferentes áreas de estudo e de grande aplicação dentro da imunologia, criando um ambiente científico efervescente.

Ver mais

Andréa Teixeira

Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fiocruz(2006) e pelo Center for Biologics Evaluation and Research -FDA(2012). É pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz - Minas - Centro de Pesquisas René Rachou. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos temas: esquistossomose, leishmanioses, doença de Chagas, imunologia, citometria, citocinas e quimiocinas. Sua principal linha de investigação aborda biomar-cadores de diagnóstico, evolução clínica e monitoração terapêutica em doenças infecto-parasitárias e crônico-degenerativas. 

Ver mais

Caroline Junqueira
Pós-doutora pela University of Notre Dame - EUA (2012) e pelo Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz em Belo Horizonte  - CPqRR/Fiocruz (2014). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Imunologia pela mesma instituição (2011). Vencedora do Grande Prêmio CAPES de Teses em 2012. Atualmente é pesquisadora em Imunoparasitologia no CPqRR/Fiocruz.

Ver Mais

Dinler Antunes

Possui doutorado em Ciências (2014) pelo Programa de Genética e Biologia Molecular (PPGBM/UFRGS), tendo desenvolvido seu projeto no Núcleo de Bioinformática do Laboratório de Imunogenética (NBLI). Tem experiência em resposta imunológica celular, reatividade cruzada e análise estrutural de complexos peptídeo-MHC. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Cross Tope Data Bank e do DockTope. Desenvolve seu Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Computação da Rice University (Houston/EUA), trabalhando com análise estrutural de complexos peptídeo-MHC e aplicações para imunoterapia contra o cancer.

Ver Mais

Edson Holanda Teixeira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará. Professor Associado I do Departamento de Patologia e Medicina legal da Faculdade de Medicina (Setor Imunologia) - Universidade Federal do Ceará, Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador do Projeto INCT Nanobiosimes (CNPq). Atualmente em Estágio de pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa – Glycommunology Group.  Tem experiência na área de  imunologia básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Aplicação biológica de lectinas e metabólitos Secundários de plantas e organismos marinhos em modelos de estudo de cancer, imunomodulação e biofilmes microbianos. Tem experiência em gestão de sistemas e serviços públicos de saúde.

Ver Mais

Helder Nakaya
Helder Nakaya possui doutorado em Biologia Molecular pela USP. De 2008 a 2011, como pós-doutor em Imunologia e Bioinformática na Emory University, Atlanta (USA), ele pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Se tornou professor assistente do Departamento de Patologia da Emory University em 2011, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas. Desde 2013 é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Website: www.csbiology.com.

Ver Mais

João Carmo

Doutor em Ciências: Imunologia (USP, 2008). Fellowship do NIH Intramural Program for Visiting Fellow Research (NIAID-NIH), Bethesda, MD, EUA; pós-doutorando no Laboratório de Imunologia Celular do Dr Ethan Shevach (2009-2012). Ênfase em Imunologia Médica e Patologia Geral. Atua nos temas: células dendríticas e monócitos humanos, citometria de fluxo, imunorregulação e imunologia de tumores; camundongos geneticamente imunodeficientes de FOXP3/Tregs, como modelo de doenças autoimunes e IPEX; biomarcadores em scurfy e leishmaniose.Atualmente é membro da SBI; da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; Indicado a membro da Sociedade Americana de Química (ACS: American Chemical Society); Editor, tradutor e divulgador científico.

Ver Mais

João Santana da Silva

Possui doutorado (1983) em Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Pós doutorado nos Estados Unidos de 1989 a 1991. Professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Pesquisador 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências, coordenador do Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Presidente da Comissão de Pós-Graduação, membro do corpo editorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research e BioMed Research International. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia,

Ver Mais

Josiane Sabbadini Neves

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia) por esta mesma universidade (2004) e pós-doutorado pela Harvard Medical School (Boston - USA - 2005-2009). É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), membro da Comissão Dliberativa da Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação (IMPPG/UFRJ) (desde sua criação em 2012) e coordenadora do Programa de Graduação em Farmacologia (2013-2014). Atualmente é Professora Adjunta III do Instituto de Ciências Biomédicas - ICB - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Ver Mais

Kelly Grace Magalhães

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universi- dade Católica de Minas Gerais (2000), aperfeiçoamento científico em Biologia Molecular pelo Centro de Pesquisas René Rachou-Fiocruz (2002), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz, com doutorado sanduíche pela Harvard Medical School (2009). Em 2009, foi laureada com a Pew Latin American in Biomedical Sciences. Realizou o pós-doutorado na Harvard Medical School de 2009 a 2011. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília.

Ver Mais

Liliane Martins dos Santos

Possui doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com período sanduíche no Laboratory of Parasitic Diseases no NIH-USA. Foi Post Doctoral Visiting Fellow no Laboratory of Parasitic Diseases - Mucosal Immunology Section de 2013 a 2014. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia de mucosa intestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiota intestinal, probióticos e infecções gastrointestinais. Atualmente é pós doutoranda Capes  Jovens Talentos no Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.

Ver Mais

Luara Isabela dos Santos

Pós-doutora pela Universidade de Oxford/Inglaterra (2015) e pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fiocruz em Belo Horizonte/MG (2014). Possui graduação em Farmácia com ênfase em Bioquímica/Análises Clinicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e título de Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Imunologia pela UFMG. Tem experiência na área de saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: vacinas, imunoterapia, citometria de fluxo, coinfecções e imunologia de mucosa. Atualmente é pesquisadora na Fiocruz/MG em Biologia e Imunologia Parasitária.

Ver Mais

Manoel Barral Netto

Manoel Barral-Netto (Médico, Faculdade de Medicina da Bahia -UFBA, 1976; Doutorado em Patologia Humana em 1988) é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Bahia) e professor titular da Faculdade de Medicina da Bahia (Universidade Federal da Bahia). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA e Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA).  Foi Diretor de Cooperação Institucional do CNPq de março de 2011 a maio de 2013 e atualmente é Diretor do Instituto Gonçalo Moniz.

Ver Mais

Nelson Vaz

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1963) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Sócio fundador da Sociedade Brasileira Imunologia, membro honorário da Sociedade Portuguesa de Imunologia e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema imune, tolerância oral, imunoglobulinas naturais. Trata também de aspectos epistemológicos da Imunologia e da obra de Humberto Maturana.

Ver Mais

Tiago W. P. Mineo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Patologia Animal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCAV/UNESP) e Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP/USP), em Imunologia Celular (2008). Atualmente é professor adjunto de Imunologia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU, desde 2008) e tem como foco de pesquisa o estudo da Relação Parasita-Hospedeiro, utilizando infecções experimentais e naturais para determinar o perfil de resposta imune elicitado por protozoários de interesse veterinário, como Neospora caninum, Toxoplasma gondii, Leishmania sp. e Trypanosoma sp.

Ver mais

Editora Executiva - A. Cohen
Jornalista. Mestre em divulgação científica e cultural pela Unicamp. Gestora de Comunicação da SBI e coordenadora executiva do YouTube Edu. Criadora e co-coordenadora da Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC). Integra o grupo “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade” do Labjor/Unicamp. Foi gerente de comunicação do LNLS e da Secretaria de Educação de Belo Horizonte. Dedica-se a projetos científicos, educacionais e sociais. E-mail: adriana@sbi.org.br


banner-abcam-sbi