gif_site_mucosal
3 abril, 2017 • 2:13 Enviado por Helder Nakaya

Dengue na Vizinhança

Além de ter que ouvir os gritos de gol do time adversário, a música horrível da festa e pisar em fezes de cachorro, agora você pode responsabilizar seu querido vizinho por outra coisa: Dengue.

Um artigo na Science confirmou que a transmissão de Dengue deve ocorrer dentro de sua vizinhança. Pelo menos em Bangkok, na Tailândia. Os pesquisadores sequenciaram centenas de cepas do vírus da Dengue oriundas de mais de 800 casos de infecção, combinaram com a geolocalização dos pacientes e a sorotipagem de mais 17.000 casos e construíram modelos para estimar a mutação/evolução dos vírus e a distância entre casas e pessoas. Dessa mistura, eles mostraram que a maioria dos casos de Dengue (60%) que ocorreram dentro de uma região de 2 quarteirões (200 metros) foram causadas pela mesma cadeia de transmissão. Ou seja, aquele mesmo mosquito #@%* (ou grupo deles) deve ter passado o vírus entre os vizinhos. Esse número diminui para 3% se as pessoas estiverem entre 1 e 5 km de distância.

Casa_marcada

Baseado na diversidade genética do vírus, eles estimaram que apenas em Bangkok deve haver 160 focos de transmissão em cada temporada da doença. E em alguns casos, o vírus pode ficar numa vizinhança por até 6 meses.

É muito provável que algo semelhante deva ocorrer em grandes cidades brasileiras. Por isso, não se esqueça de discutir isso na próxima reunião de condomínio.


Dengue diversity across spatial and temporal scales: Local structure and the effect of host population size
Henrik Salje et al.
Science 24 Mar 2017:
Vol. 355, Issue 6331, pp. 1302-1306