gif_site_mucosal

Ganhadores

SBI Lifetime Achievements Award in Immunology 2016

kalilJorge Kalil é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Imunogenética e Imunologia e doutorado em Biologia Humana, ambos pela Université Paris Diderot na França. É diretor do Instituto Butantan e presidente da Fundação Butantan e do Conselho da Fundação Zerbini, bem como presidente da International Union of Immunological Societies entre 2013 e 2016. Fundou a Associação Brasileira de Transplantes de Orgãos e a Associação Latino-americana de Imunologia. Teve participação na diretoria da  SBI como presidente no biênio 1996-1997 e consultor permanente.

Foi pioneiro na implantação da tecnologia de anticorpos monoclonais na França e hoje dedica-se ao estudo dos mecanismos de reconhecimento imunológico e distinção do próprio e não próprio. Já publicou mais de 350 artigos indexados internacionalmente pela base ISI e possui mais de 7000 citações. Também é detentor de diversas patentes, algumas em novas vacinas.

O prêmio SBI Lifetime Achievements Award in Immunology foi entregue em cerimônia no dia 2 de novembro de 2016 durante o Congresso Anual da SBI que ocorrerá em Campos do Jordão.

 

SBI Lifetime Achievements Award in Immunology 2014

marcelloMarcello Barcinski é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (1965) e Doutor em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1974). Foi Professor Titular da UFRJ e da USP, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil em 2008 e o titulo de Professor Emérito da UFRJ em 2014, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina. Foi presidente da SBI no biênio 1985-1986. Durante a sua carreira científica desenvolveu estudos de grande relevância com ênfase no controle genético da resposta imune e no papel da imunidade na suscetibilidade e resistência do hospedeiro a doenças parasitárias, além de ter orientado e formado inúmeros pesquisadores de destaque na área de imunologia.

O prêmio SBI Lifetime Achievements Award in Immunology foi entregue em cerimônia no dia 19 de outubro of 2014 durante o Congresso Anual da SBI que ocorreu em Búzios.

 

SBI Lifetime Achievements Award in Immunology 2003

wilmardiasWilmar Dias da Silva é formado em medicina veterinária pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, com doutorado em imunologia pela mesma universidade. Realizou seu pós-doutorado no Case Western University e foi professor visitante no Harvard Medical School. Teve passagem em outras grandes instituições como o National Institute of Health e a Université Paris. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Imunologia e também fundou o Laboratório de Imunoquímica do Instituto Butantã. É membro titular da Academia Brasileira de Ciência e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Realizou importantes trabalhos como a identificação do fragmento C3a envolvido no processo inflamatório e o desenvolvimento do processo de produção do soro antinômico, o único tratamento do lonomismo. Atualmente o professor Wilmar continua seu trabalho no Instituo Butantan, realizando pesquisas sobre a produção de antivenenos específicos para serpentes da região de Moçambique.

O prêmio SBI Lifetime Achievements Award in Immunology foi entregue em cerimônia em 2003 durante o Congresso Anual da SBI que ocorrerá em Mangaratiba.

  • Publicidade
    bd_banner

    bd_banner_02
    bd_banner_03