banner_immuno2018
27 abril, 2018 • 2:17 Enviado por Andrea Teixeira

Impacto da evasão imune do Mycobacterium tuberculosis na imunidade protetora: Implicações para o delineamento de uma vacina contra tuberculose

Figura TB

Figura: Estratégias para desenvolvimento de uma vacina contra TB. Fonte: Boggiano et al., Vaccine, 2017.

 

A Tuberculose (TB) é a principal causa de morte por doenças infecciosas no mundo, particularmente em indivíduos HIV positivos. O delineamento de vacinas contra a tuberculose tem como foco principal a melhoria do desempenho da BCG pela avaliação de proteínas recombinantes do Mycobacterium tuberculosis (Mtb) ou expressas em vetores virais. Contudo, essas estratégias não se mostraram tão eficazes em melhorar o desempenho modesto da imunidade protetora induzida pela BCG.

Em março de 2016, o National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) nos EUA, organizou uma oficina sobre o tema com o propósito de definir mecanismos imunes que poderiam ser alvos para novas abordagens de pesquisa para ampliar o portfólio de delineamento de vacinas contra Mtb e intervenções terapêuticas mais eficazes. Um compilado dos pontos discutidos durante a oficina foi apresentado nesta revisão recente liderada por Cesar Boggiano, pesquisador da Division of AIDS do NIAID nos EUA, publicada na revista Vaccine. A oficina abordou eventos iniciais da infecção, o impacto de evolução do Mtb no desenvolvimento/manutenção de uma resposta imune adaptativa e os fatores que influenciam a proteção contra a infecção e a progressão para doença ativa. Lacunas científicas e áreas de estudo para revitalizar e acelerar o delineamento de vacinas contra TB foram discutidas e priorizadas.

Essas áreas incluem a análise abrangente da resposta imune inata e adaptativa Mtb-específica, no pulmão, em diferentes estágios da doença; determinação do papel de células B e anticorpos durante a infecção pelo Mtb; desenvolvimento de ensaios com desempenho mais satisfatório para quantificar a carga do Mtb após exposição, infecção, durante o período de latência e após o tratamento, e abordagens para ampliar os modelos animais atualmente em uso para avaliar a imunogenicidade frente à infecção pelo Mtb, a doença e sua transmissão.

Referência

– Boggiano C, Eichelberg K, Ramachandra L, Shea J, Ramakrishnan L, Behar S, Ernst JD, Porcelli SA, Maeurer M, Kornfeld H. “The Impact of Mycobacterium tuberculosis Immune Evasion on Protective Immunity: Implications for TB Vaccine Design” – Meeting report. Vaccine. 2017 Jun 14;35(27):3433-3440. doi: 10.1016/j.vaccine.2017.04.007.