gif_site_mucosal
22 março, 2017 • 6:00 Enviado por Edson H Teixeira

“IMUNO ENSINA”: Conhecimentos de Imunologia em Escolas Profissionalizantes do Estado do Ceará

2O “Imuno Ensina” UFC (Imunologia em Escolas Profissionalizantes do Estado do Ceará) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizado pelos estudantes da graduação e pós-graduação de diferentes áreas de atuação tanto da UFC quanto de outras instituições de ensino superior de Fortaleza.

Inicialmente inspirado em experiências bem sucedidas, como o Projeto Imunologia nas Escolas da USP/RP, o Projeto Imuno Ensina UFC desde 2015 vem promovendo ações que buscam, através da parceria com quatro escolas de ensino profissionalizantes do Estado do Ceará, levar conhecimentos básicos em Imunologia, educação em saúde e qualidade de vida para alunos dessas instituições. Dentre os temas abordados estão: Introdução à imunologia, alergias, vacinas, doenças autoimunes, câncer, a influência do álcool, do cigarro, do estresse e da prática de exercício físico sobre o sistema imune e suas repercussões.

A Imunologia, por ser uma ciência multidisciplinar, está conectada com vários saberes na área da saúde. Isto torna possível relacionar este ramo da ciência com hábitos e costumes do cotidiano das pessoas. Assim, o projeto procura despertar a curiosidade e o interesse pelo mundo científico, ressaltando a importância do aprendizado e da cidadania.

As principais ações são encontros presenciais semanais, que até agora já beneficiaram 465 alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, distribuídos entre as quatro instituições parceiras. Durante os encontros presenciais são aplicadas estratégias pedagógicas, tais como: rodas de conversa, debates, palestras temáticas e dinâmicas. Além dos encontros presenciais, a equipe também atua na divulgação científica através das mídias digitais, principalmente através do blog e da página no Facebook. Além da atuação nas escolas, o projeto também possibilita a integração entre estudantes da graduação e da pós-graduação de diferentes cursos e instituições, favorecendo a troca de saberes e experiências propiciadas pela extensão universitária, através da integração do ensino com a pesquisa.

Para o ano de 2017 as ações terão início no mês de abril nas escolas parceiras EEEP (Escola Estadual de Educação Profissional) presidente Roosevelt e EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha e em mais duas novas instituições que passaram a integrar o projeto nesse ano. Dentre os novos temas programados para as atividades estão  “Imunologia e  Arboviroses” demandado por conta da situação epidemiológica alarmante da incidência de casos de Dengue, chikungunya, Zika e Febre Amarela no Ceará e no Brasil.

Visite nossa Página e vejam imagens das nossas últimas ações: https://www.facebook.com/imunoensinaufc/


Post de Aryane de Azevedo Pinheiro (Bolsista principal do projeto IMUNO ENSINA)

Equipe do projeto: Prof. Dr. José Ajax Nogueira; Prof. Dr. Edson Holanda Teixeira; Profa Dra Juliana Navarro Ueda Yaochite; Prof. Dr. Francisco Vassiliepe Sousa Arruda; Louise Helena de Freitas Ribeiro; Mayara Freire de Alencar Alves; Rafael Pereira; Aryane de Azevedo Pinheiro; Ana Maria Nogueira; João Victor da Silva Bezerra; Leonardo Barbosa da Silva.