Imune, o podcast da SBI - Episódio: Varíola dos Macacos: O que sabemos até agora?
08 de julho de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Você sabia que os vírus da varíola do macaco, chamado de monkeypox, e da varíola humana são da mesma família, a Poxviridae?  Mas, apesar de serem muito parecidos, o monkeypox apresenta um potencial de gravidade e letalidade diferente da varíola humana, além de possuírem estruturas distintas e isso tudo vai ditar de que forma esse vírus interage com o nosso organismo.

O vírus monkeypox foi primeiramente detectado em macacos exportados da África para a Dinamarca e por isso o termo "varíola de macaco” ficou conhecido, mas na verdade são os roedores que têm um papel significativo na perpetuação da doença.

Quer saber mais? Ouça agora mesmo o novo episódio do Imune, o podcast da SBI: “Varíola dos Macacos: O que sabemos até agora?”. O episódio contou com a participação do imunologista Daniel Mansur - professor associado de Imunologia no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Junto das nossas apresentadoras e cientistas Camila Indiani (Fiocruz Bahia) e Karina Bortoluci (UNIFESP).

 

O Roteiro, Produção e Edição de som: Sidcley Lyra e Laryssa Fabiano; Divulgação e Marketing: Rafaela Garcia e Paula Vinhas. O IMUNE é um podcast da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e esse episódio foi um oferecimento da Beckman Coulter Life Sciences.

 

O podcast está presente nos principais serviços de streaming: https://spoti.fi/3PgafNR

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024