banner_immuno2018
22 fevereiro, 2018 Enviado por Comunicação INSTITUCIONAL

Nova diretoria eleita assume SBI para gestão 2018-2019

Cerimônia de posse foi realizada em São Paulo, na sede da entidade

Aconteceu no dia 22 de fevereiro a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia que será responsável pelo biênio 2018-2019. A cerimônia aconteceu na sede da instituição, em São Paulo, e contou com a participação do agora ex-presidente Gustavo Amarante-Mendes, e atual vice-presidente do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), da presidente eleita Cláudia Brodskyn, pesquisadora do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, e da vice-presidente eleita Ana Paula Lepique, docente do Departamento de Imunologia do ICB-USP.

foto_posse2

A nova diretoria ainda é composta por:

  • Secretária Geral: Camila Indiani De Oliveira, do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz.
  • Primeiro Secretário: Lucas Pedreira De Carvalho, da Universidade Federal da Bahia e Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz
  • Tesoureiro: Roque Pacheco De Almeida, da Universidade Federal de Sergipe

“Eu agradeço a confiança de todos os associados pela eleição e espero poder corresponder aos anseios de todos que votaram nesta nova diretoria. Espero fazer uma boa gestão, assim como foi a do Gustavo, que foi excelente, com bons congressos e eventos, com um incentivo cada vez maior aos jovens estudantes e também aos jovens pesquisadores”, afirmou Brodskyn durante o evento.

Além da posse, foi realizada uma reunião de alinhamento entre as gestões, em que foi abordada a continuidade dos projetos das diretorias anteriores, seleção da comissão de ensino (que será anunciada em breve), criação de novos financiamentos, atualização do estatuto da SBI e contato com outras sociedades para o desenvolvimento de projetos de educação científica e política. Também foi confirmado que, neste ano, na Assembléia da SBI no Immuno 2018, serão realizadas as eleições para as Regionais.

Durante a reunião, o imunologista Amarante-Mendes destacou a importância em se fazer um registro da evolução de patrimônio, iniciativa que ele mesmo começou disponibilizando um balanço geral de sua gestão (2016-2017) e um levantamento dos custos e ganhos dos congressos desde 2009.

 

 

Saiba mais sobre o perfil dos membros da nova diretoria

 

01claudiaPRESIDENTE

Claudia Ida Brodskyn, Fiocruz Bahia

É graduada em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina (atual UNIFESP). Fez mestrado e Doutorado em Imunologia pela USP e possui pós-doutorado realizado na CSU-Fort Coliins-Colorado-EUA. Atualmente, é pesquisador titular do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz – Fiocruz-BA e professora adjunta da UFBA. Atua com ênfase em Imunoparasitologia, principalmente nos seguintes temas: vacinas contra leishmaniose e imunoregulação na leishmnaniose humana e experimental.

Clique para acessar o CV Lattes

 

02anapaulaVICE-PRESIDENTE

Ana Paula Lepique, ICB-USP

Possui graduação em Ciências Biológicas(1992), mestrado em Ciências Biológicas – Bioquímica (1996) e doutorado em Ciências Biológicas – Bioquímica (2000) pela Universidade de São Paulo . Atualmente é docente no Departamento de Imunologia, no Instituto de Ciências Biomédicas, USP. Tem experiência na área de Imunologia tumoral,buscando compreender como sinais disparados por tumores influenciam a apresentação de antígenos e consequente a resposta adaptativa anti-tumoral.

Clique para acessar o CV Lattes

 

03camilaSECRETÁRIA GERAL

Camila Indiani de Oliveira, Fiocruz Bahia

Graduada (1995) em Ciências Biológicas e com doutorado em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro (2000) pela USP. Atualmente é pesquisadora do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Fiocruz e professora permanente dos cursos de pós-graduação em Patologia e em Ciências da Saúde. Atua como professora adjunta da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. Tem experiência em Protozoologia Parasitária Humana e Leishmaniose. Em 2011 foi indicada a membro afiliado da ABC.

Clique para acessar o CV Lattes

 

04lucasPRIMEIRO SECRETÁRIO

Lucas Pedreira de Carvalho, UFBA e Fiocruz Bahia

É professor Adjunto de Imunologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisador do CPqGM-Fiocruz. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2000), e mestrado e doutorado em Patologia Humana pela UFBA (2002, 2005). Realizou o Pós-Doutorado em Imunologia na University of Pennsylvania. Atua com ênfase em Imunologia Aplicada, principalmente nos seguintes temas: leishmaniose, HTLV-1, candidíase vaginal e hanseníase.

Clique para acessar o CV Lattes

 

05roqueTESOUREIRO

Roque Pacheco de Almeida, UFS

Possui graduação em Medicina (1985), mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (1990,1997) e pós-doutorado na Weill Medical College of Cornell University, USA. Atualmente é professor associado de medicina da Universidade Federal de Sergipe, pesquisador do CNPq e chefe do laboratório de biologia molecular do Hospital Universitário da UFS. Atua com ênfase em Imunologia Celular, principalmente com resposta imune na leishmaniose visceral.

Clique para acessar o CV Lattes

 

banner-abcam-sbi