banner_mucosal_salvador
30 maio, 2017 Enviado por Comunicação INSTITUCIONAL

Projeto ImunoEscola

Logo ImunoEscola

Levar o conhecimento sobre imunologia básica para além dos muros da universidade foi um dos objetivos que fizeram com que o professor João Luiz Coelho Ribas, da Universidade Positivo, e alunos da graduação desenvolvessem o projeto ImunoEscola, no final de 2016.

O projeto atualmente atende alunos do Ensino Fundamental – entre o quinto e nono ano –  da cidade de Curitiba e possui duas linhas de atuação: a informativa e a laboratorial. Na informativa, são feitas atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, incentivando o aluno a atuar também como divulgador do que está aprendendo. “Essas atividades servem para, por exemplo, explicar como é a passagem de um microrganismo, da importância das vacinas, como funcionam as células do sistema imune, entre outros”, explica Ribas.

A segunda linha de atuação é através do uso do laboratório. Neste segmento é utilizado o ambiente para mostrar aos alunos como, de fato, funcionam as questões imunológicas, a exemplo do sistema sanguíneo. “É o momento mais prático para os alunos conseguirem assimilar melhor o que é ensinado, mas seguindo ainda a linha do lúdico, fortalecendo o interesse e, quem sabe, formando um futuro pesquisador”.

O contato com as possíveis escolas participantes é feito através de uma pesquisa, onde é apresentado o projeto à direção, e a partir do aceite da coordenação, nós iniciamos o projeto dentro das salas de aula. “A princípio, ele está sendo aplicado somente na cidade de Curitiba, mas temos projetos para expandí-lo para todo a Região Metropolitana curitibana”, informa o professor.

2017-05-10-PHOTO-00000028

 

Serviço

Nome Projeto: ImunoEscola

Data de criação: 2016

Coordenador(a): João Luiz Coelho Ribas

Locais onde atua: Atualmente, em escolas de Curitiba

 

Se você deseja mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo telefone: (41) 99656-2017 ou pelo email:joao.ribas@up.edu.br

banner-abcam-sbi