Um sinal de alerta para a doença de Chagas
16 de maio de 2016
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Pesquisa sugere possível relação de molécula RNA longo não-codificador com a principal manifestação clínica em pacientes chagásicos

Por Márcio Derbli, repórter colaborador SBI/NcgCE
 
A principal consequência clínica da doença de Chagas é a cardiomiopatia chagásica crônica (CCC), que atinge 30% dos pacientes. Uma pesquisa publicada no The Journal of Infectious Diseases, demonstrou que um RNA longo não-codificador (LncRNA), o MIAT (ou myocardial infarction–associated transcript), é diferencialmente expresso no tecido dos corações de pacientes com CCC comparados com pacientes com outras cardiomiopatias. O estudo é resultado de uma colaboração franco-brasileira e foi publicado por Amanda Farage Frade, Edecio Cunha-Neto, do Instituto do Coração (InCor)/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e outros pesquisadores.
Para confirmar os resultados, os pesquisadores extraíram amostras de RNA de amostras de sangue periférico de pacientes chagásicos, de tecidos do ventrículo esquerdo de corações de pacientes chagásicos e com outras cardiopatias (pacientes que receberam transplantes). Também pesquisaram o RNA extraído de blocos parafinados do acervo do InCor.  “Várias pessoas colaboraram, por isso fizemos a pesquisa na expressão gênica, nas amostras de tecido cardíaco obtidas a fresco. Também conseguimos extrair RNA de amostras de blocos parafinados da biblioteca do InCor, um acervo que começou em 1986; elas também confirmaram a diferença de expressão gênica do MIAT”, comenta Amanda Frade, que participou do trabalho durante seu pós-doc na Université Aix-Marseille (França), com o professor Christophe Chevillard, também autor da pesquisa.
“Ao comparar o tecido cardíaco dos chagásicos com os pacientes de outras cardiomiopatias e amostras controle, foi possível observar a expressão muito aumentada do MIAT”, explica Edecio Cunha-Neto.
Os dados publicados podem, eventualmente, levar a criação de um biomarcador para prognóstico que seria útil na tomada de decisões clínicas em relação a pacientes chagásicos. Uma vez identificada a alta expressão da molécula – que apontaria para o agravamento da condição clínica – o tratamento do paciente poderia ser alterado procurando minimizar os danos. “Também pode apontar para mecanismos até então desconhecidos da patogenia da doença de Chagas, envolvendo a microvasculatura”, observa Edecio.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024