banner_mucosal_salvador
29 setembro, 2010 • 9:00 Enviado por Manoel Barral

SBPC e Academia Brasileira de Ciências (ABC) apresentam propostas para o próximo governo

Do Jornal da Ciência:

“Documento, divulgado nesta terça-feira (28/9), inclui desafios e ações necessárias em cinco grandes temas, considerados de fundamental relevância para o futuro do país

Com o objetivo de contribuir para a consolidação do Sistema Nacional de CT&I e a ampliação das políticas voltadas à geração de conhecimento, ao seu uso na geração de riqueza, à consolidação da cultura da inovação e à solução dos desequilíbrios sociais e regionais, a SBPC e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgaram documento com propostas aos candidatos à presidência da República.
As entidades apontam desafios e ações necessárias em cinco grandes temas, considerados de fundamental relevância para o futuro do país. São eles: avanço acelerado da ciência brasileira; O Brasil na fronteira da produção de conhecimento; a conservação e o uso sustentável dos biomas nacionais; agregação de valor à produção e à exportação; e a revolução necessária na educação.
“O Brasil pode caminhar mais rapidamente e colher os resultados do uso intensivo das informações produzidas por seu sistema de ciência, tecnologia e inovação. Da mesma forma o sistema educacional brasileiro, desde a escola básica até a universidade, pode ganhar celeridade, qualidade e interlocução internacional. As empresas de todos os portes podem igualmente valer-se de sistemas flexíveis para os seus processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para que isso ocorra nesses três níveis é necessária uma profunda revisão dos marcos legais que regulam essas atividades”, afirma o documento.
As entidades alertam que a agenda de CT&I deve estar vinculada ao “desenvolvimento social, integral, diversificado e abrangente, pressuposto para uma nação forte e soberana”.”
A íntegra do documento está disponível no seguinte link:http://www.jornaldaciencia.org.br/links/AgendaCT&I.pdf