banner_mucosal_salvador
15 setembro, 2017 • 4:45 Enviado por PPIPA

VI Workshop do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas

 

1

O Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia realizou, entre os dias 7 e 11 de agosto, o VI Workshop do PPIPA, um evento em comemoração aos 25 anos do Programa. Foram realizados minicursos que contemplaram diversos campos de pesquisa e diferentes técnicas utilizadas pelos laboratórios de pesquisa do PPIPA, palestras técnicas ministradas pela BD Biosciences, apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos discentes do próprio programa, além de palestras com convidados de renome nacional e internacional, sendo evento gratuito e aberto a todos os interessados.

Foram ministrados 8 minicursos aos participantes do evento, ofertando aproximadamente 100 vagas aos interessados, sendo os diferentes temas contemplaram as áreas de Imunologia, Parasitologia, Microbiologia e áreas correlatas.

 

2

Minicurso sobre “Pan-resistência: rumo a era pós-antibiótico” foi um dos 8 minicursos ministrados.

 

No dia 9 de agosto, o Assessor Científico da BD Biosciences, Renan Antonialli, ministrou palestra sobre diversos temas envolvendo a utilização de citômetros de fluxo, dentre os quais: screening de drogas anti-parasitárias, morte celular, sinalização celular, proliferação celular e imunofenotipagem multiparamétrica.

 

3

Palestra com o assessor científico da empresa BD Biosciences Renan Antonialli.

 

Durante os últimos dois dias do evento, contamos com a presença de 4 palestrantes, sendo dois hoje residentes nos Estados Unidos: Dr. Antônio Campos-Neto, um dos fundadores do PPIPA há mais de 25 anos, atualmente investigador principal da DetectoGen (Massachusetts, EUA), que ministrou a palestra sobre “Desenvolvimento de testes de detecção de antígenos em urina para diagnóstico de doenças infecciosas”; e Dr. Gabriel Damiani Victora, investigador principal da Whitehead Institute for Biomedical Research (Massachusetts, EUA) que ministrou a palestra sobre “Dinâmicas dos centros germinativos das células B”. Contamos também com dois pesquisadores de instituições brasileiras: Dr. Ricardo Toshio Fujiwara, professor na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) que ministrou a palestra sobre “Imunidade à infecção por Ascaris sp.: infecção experimental em humanos e modelos animais”, e Dr. Samuel Goldenberg, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e diretor do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz – Paraná), que ministrou a palestra sobre “Aspectos da regulação da expressão gênica em Trypanosoma cruzi”.

 

4

Abertura das palestras do VI Workshop PPIPA. Da esquerda para a direita: Prof. Dr. José Roberto Mineo (Coordenador CBIII/CAPES e ex-coordenador do PPIPA), Prof. Dr. Antônio Campos-Neto (Detectogen, EUA), Profa. Dra. Neide Maria Silva (ex-coordenadora do PPIPA), Profa. Dra. Júlia Costa Cruz (ex-coordenadora do PPIPA), Prof. Dr. Tiago Wilson Patriarca Mineo (atual coordenador do PPIPA), Prof. Dr. Jair Pereira da Cunha Junior, Profa. Dra. Bellisa de Freitas Barbosa e Prof. Dr. Ricardo Toshio Fujiwara (UFMG).

 

5

Segundo dia de palestras do VI Workshop PPIPA. Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Tiago Wilson Patriarca Mineo (coordenador do PPIPA), Prof. Dr. Gabriel Damiani Victora (Universidade Rockefeller, EUA), Prof. Dr. José Roberto Mineo (Coordenador CBIII/CAPES e ex-coordenador do PPIPA), Prof. Dr. Antônio Campos-Neto (Detectogen, EUA) e Prof. Dr. Samuel Goldenberg (Fiocruz – Paraná).

 

Cada palestra foi seguida por apresentações orais de trabalhos selecionados de discentes do PPIPA, permitindo que os palestrantes também pudessem avaliar os trabalhos. Os temas das apresentações foram plurais, visto que esse foi um dos critérios de seleção dos mesmos e contemplaram todas as áreas de pesquisa do programa, abordando biologia e epidemiologia de protozoários e helmintos, imunidade contra parasitos, desenvolvimento de novas ferramentas e técnicas de diagnóstico, bem como o estudo e caracterização de resistência a antibióticos.

 

6-

Comissão Organizadora do VI Workshop do PPIPA.

 

De modo resumido, reunimos um total de 60 participantes nos 8 minicursos ofertados, mais de 100 ouvintes durante as palestras e tivemos ainda mais de 60 trabalhos apresentados em forma de pôster, sendo todos desenvolvidos dentro do próprio programa. Dos 60 trabalhos, 16 foram selecionados para apresentação oral, dos quais seis foram selecionados para premiação: 1º, 2º e 3º lugares, além de mais 3 menções honrosas.

 

7

Palestra do Prof. Dr. Antônio Campos-Neto.

 

Aproveitando a oportunidade, deixamos aqui o nosso muito obrigado aos patrocinadores: CAPES, BD Biosciences, Caltechlab, além – claro – da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), sem os quais não poderíamos ter realizado o evento com a mesma qualidade.

 

8