Estudo apresenta novas funções para a proteína CARD9, responsável pela identificação de contaminação por fungos
13 de maio de 2016
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

A proteína CARD9 é responsável pelo recrutamento de células do sistema imunológico que agem no combate de contaminações causadas por fungos. Porém, algumas pessoas sofrem de um raro distúrbio no qual não há produção dessa proteína, tornando-as mais suscetíveis a infecções.
Um estudo publicado na PLoS Pathogens, a partir de testes feitos com pacientes que apresentam deficiência de CARD9, identificou novas funções dessa proteína o que na opinião dos pesquisadores, constitui a base para a concepção de novas terapias imunológicas responsáveis por diminuir a incidência de contaminação por fungos.
Os pesquisadores destacam ainda que os testes feitos a partir de contaminações por Candida, um dos principais causadores de infecções no sistema nervoso central (SNC) de humanos, forneceu dados que poderão ajudar ainda mais no desenvolvimento dessas novas terapias.
Esses resultados são a descrição de novos insights sobre a susceptibilidade fúngica do SNC de seres humanos deficientes em CARD9; informações que podem ajudar ainda mais no desenvolvimento de novas terapias imunológicas.
O artigo completo está disponível em: https://zip.net/brtgQx

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024