SBI LIFETIME

SBI LIFETIME

O QUE É O SBI LIFETIME ACHIEVEMENT AWARD IN IMMUNOLOGY

O prêmio SBI Lifetime Achievement Award in Immunology é a principal honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) para um membro desta sociedade. Este prêmio visa reconhecer um destacado membro da SBI pela sua contribuição científica na área de Imunolgia, seu comprometimento em orientação e formação de pesquisadores, e pelas contribuições para a SBI e a Imunologia brasileira.
O prêmio é concedido a cada dois anos em solenidade especial durante o Congresso Geral da SBI e o vencedor é nomeado por uma Comitê Especial indicado pela Diretoria da SBI.

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

SBI LIFETIME ACHIEVEMENTS AWARD IN IMMUNOLOGY 2018

george

Formado em medicina em 1977 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), George Alexandre DosReis fez o seu mestrado em Ciências Biológicas: Biofísica e doutorado em Imunologia também na UFRJ. Já o seu pós-doutorado foi realizado no National Institute of Allergy and Infectious Diseases, NIH, MD, USA.
Entre 2002 e 2006, George foi Scholar Internacional do Howard Hughes Medical Institute (USA), sendo que em 2002 a 2003 foi Fellow da Guggenheim Foundation (USA). Também foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia no biênio 2002-2003 e secretário-geral no biênio 1985-1986.

Desde 1992, George Alexandre DosReis é professor titular de Imunologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Terceiro Mundo. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e revisor científico de 50 revistas científicas internacionais. Atua na área de Imunologia Celular de doenças inflamatórias e parasitárias. Atualmente é Bolsista de Produtividade Sênior do CNPq.

SBI LIFETIME ACHIEVEMENTS AWARD IN IMMUNOLOGY 2016

Jorge Kalil é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Imunogenética e Imunologia e doutorado em Biologia Humana, ambos pela Université Paris Diderot na França. É diretor do Instituto Butantan e presidente da Fundação Butantan e do Conselho da Fundação Zerbini, bem como presidente da International Union of Immunological Societies entre 2013 e 2016. Fundou a Associação Brasileira de Transplantes de Orgãos e a Associação Latino-americana de Imunologia. Teve participação na diretoria da SBI como presidente no biênio 1996-1997 e consultor permanente.

Foi pioneiro na implantação da tecnologia de anticorpos monoclonais na França e hoje dedica-se ao estudo dos mecanismos de reconhecimento imunológico e distinção do próprio e não próprio. Já publicou mais de 350 artigos indexados internacionalmente pela base ISI e possui mais de 7000 citações.
Também é detentor de diversas patentes, algumas em novas vacinas.
O prêmio SBI Lifetime Achievements Award in Immunology foi entregue em cerimônia no dia 2 de novembro de 2016 durante o Congresso Anual da SBI que ocorrerá em Campos do Jordão.

SBI LIFETIME ACHIEVEMENTS AWARD IN IMMUNOLOGY 2014

Marcello Barcinski é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (1965) e Doutor em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1974). Foi Professor Titular da UFRJ e da USP, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil em 2008 e o titulo de Professor Emérito da UFRJ em 2014, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina. Foi presidente da SBI no biênio 1985-1986. Durante a sua carreira científica desenvolveu estudos de grande relevância com ênfase no controle genético da resposta

imune e no papel da imunidade na suscetibilidade e resistência do hospedeiro a doenças parasitárias, além de ter orientado e formado inúmeros pesquisadores de destaque na área de imunologia.
O prêmio SBI Lifetime Achievements Award in Immunology foi entregue em cerimônia no dia 19 de outubro of 2014 durante o Congresso Anual da SBI que ocorreu em Búzios.

SBI LIFETIME ACHIEVEMENTS AWARD IN IMMUNOLOGY 2003

Wilmar Dias da Silva é formado em medicina veterinária pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, com doutorado em imunologia pela mesma universidade. Realizou seu pós-doutorado no Case Western University e foi professor visitante no Harvard Medical School. Teve passagem em outras grandes instituições como o National Institute of Health e a Université Paris. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Imunologia e também fundou o Laboratório de Imunoquímica do Instituto Butantã. É membro titular da Academia Brasileira de Ciência e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Realizou importantes trabalhos como a identificação do fragmento C3a envolvido no processo inflamatório e o

desenvolvimento do processo de produção do soro antinômico, o único tratamento do lonomismo. Atualmente o professor Wilmar continua seu trabalho no Instituo Butantan, realizando pesquisas sobre a produção de antivenenos específicos para serpentes da região de Moçambique.
O prêmio SBI Lifetime Achievements Award in Immunology foi entregue em cerimônia em 2003 durante o Congresso Anual da SBI que ocorrerá em Mangaratiba.

Receba o SBI na rede

Informativo mensal da SBI

    Imprensa

    Contato direto com a assessoria

    (11) 3034-2632