WOMEN IN SCIENCE

WOMEN IN SCIENCE

As cientistas do sexo feminino estão sub-representadas na pesquisa global, existe a  necessidade de iniciativas para aumentar suas oportunidades e participação. A Sociedade Brasileira de Imunologia tem o prazer de anunciar um prêmio programado para esse fim. O Prêmio SBI Women in Science destaca grandes contribuições de cientistas brasileiras para pesquisas em imunologia. A SBI reconhece que muitas ações precisam ser feitas para superar as barreiras que as mulheres enfrentam para ingressar e progredir na pesquisa, este Prêmio é apenas uma pequena contribuição. Esperamos identificar cientistas destacadas que merecem este prêmio, celebrar suas realizações e compartilhar suas histórias. 

QUEM PODE CONCORRER

As candidatas devem ser brasileiras, mulheres ou que se identifiquem no gênero feminino. Damos as boas-vindas a mulheres trans, indivíduos que possuem gênero e pessoas não binárias que sejam significativamente identificadas por mulheres. Devem possuir um doutorado e ter uma posição permanente em uma instituição de ensino superior, instituição de pesquisa ou indústria, que fizeram contribuições significativas à pesquisa em imunologia e avançaram nosso entendimento de uma determinada disciplina ao longo dos anos. Além da descoberta científica, como refletido em publicações, pôsteres e apresentações em conferências, as candidatas também devem ter uma sólida trilha em relação à liderança, tutoria e orientação.
A premiada será eleita por um comitê de pesquisa designado pelo conselho de diretores da SBI e será anunciado em outubro, na reunião anual da SBI.

CONHEÇA AS VENCEDORAS DAS EDIÇÕES ANTERIORES

PRÊMIO WOMEN IN SCIENCE 2022 –  Aldina Barral
Médica formada pela Universidade Federal da Bahia em 1977, com Doutorado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (1988). Atualmente é pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e professora titular da Universidade Federal da Bahia. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da Bahia além de Comendadora da Ordem Nacional de Mérito Científico. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: leishmaniose, leishmania e imunologia aplicada.

.

.

PRÊMIO WOMEN IN SCIENCE 2019 –  Ana Maria Caetano de Faria
 Professora de imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1995, a vencedora do SBI Women in Science Award de 2019 é uma mulher de grandes questionamentos – como convém aos cientistas, mas também aos poetas. Formada em Medicina pela UFMG (1984), dedicou sua vida à pesquisa e não chegou a clinicar. Já na faculdade, interessou-se pelas questões que a medicina ainda não havia respondido, e mergulhou no universo em muito inexplorado da imunologia.
Ana Caetano fez o seu mestrado em microbiologia na mesma universidade em 1989 e o seu doutorado em imunologia na Universidade de São Paulo (USP), em 1994. Já o seu pós-doutorado foi realizado pela pela Harvard Medical School, EUA(1998-1999 e 2003). 
A imunologista foi pesquisadora visitante na Universitá di Bologna (Itália) entre os anos de 2001 e 2012, e na Rockefeller University (EUA) em 2016. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia (2011-2013), da Câmara de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia da FAPEMIG (2011-2013) e do Comitê de Assessoramento de Imunologia do CNPq (2012-2015). Atualmente é Professora Titular de Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Ana Caetano atua principalmente nas áreas: Imunologia de Mucosas, Imunobiologia da Nutrição, Tolerância oral, Imunobiologia do Envelhecimento.

PRÊMIO WOMEN IN SCIENCE 2017 –  Antoniana Ursine Krettli

Antoniana Krettli é graduada em Farmácia-Química e Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado e doutorado em parasitologia também na UFMG, além de treinamentos sucessivos no exterior, inicialmente pela Universidade de Nova Iorque. Fez seu pós-doutorado no Instituto Pasteur (Paris) e Curso de Especialização no Centro de Imunologia da Universidade de Lousane.
Foi também pesquisadora visitante por diversas vezes na NYU Medical School, no National Institute of Health (NIAID-NIH, EUA) e no Instituto Pasteur. Antoniana foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente na SBI (gestão 1987-1988).
Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, é receptora de várias medalhas de honra de sociedades científicas, de Honra ao Mérito Científico dos Governo Federal e do Estado de Minas Gerais. Conduz suas pesquisas na UFMG e Instituto René Rachou, com foco atual na busca e desenvolvimento de novos antimaláricos.

PRÊMIO WOMEN IN SCIENCE JUNIOR 2017 –  Angélica Vieira
Angélica Vieira é bióloga formada pela Faculdade Metodista Integrada Isabela Hendrix (2006). Realizou o seu mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e doutorado em Imunologia pela UFMG. Doutorado sandwish na Austrália (Garvan Medical Research) no departamento de Imunologia (2010). Angélica possui pós-doutorado em genética no departamento de Biologia Geral da UFMG e foi professora visitante mesmo departamento. Também fez pós-doutorado no departamento de Microbiologia da UFMG e no CNRS- Strasbourg (França). 
A pesquisadora foi Bolsista PNPD/CAPES no departamento de Bioquímica e Imunologia/ICB-UFMG. E atualmente é professora adjunta no departamento de Bioquímica e Imunologia/ICB-UFMG.
É também membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC). E já recebeu outros prêmios importantes como o “Young Woman in Science” e o “Para mulheres na ciência 2018” promovido pela L’oréal-Unesco-ABC. 
A pesquisadora tem experiência na área de imunologia e microbiologia com ênfase em inflamação e papel da microbiota no sistema imune, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação, microbiota e respostas inflamatórias, ácidos graxos de cadeia curta, dieta rica em fibra, sistema imune,imunologia de mucosa, pneumoniae, alcoolismo, colite, probioticos, prebioticos, GPR43 e homeostase intestinal.

PRÊMIO WOMEN IN SCIENCE JUNIOR 2017 –  Denise Morais da Fonseca

Denise é graduada em ciências Biológicas – Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), com licenciamento em Análises Clínicas. Mestrado e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado no Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012) e no Laboratory of Parasitic Diseases – National Institute of Health, Bethesda, MD – USA (2016).
Atualmente é docente do Departamento de Imunologia – Instituto de Ciências Biomédicas – USP, membro do World Economic Forum – Young Scientist group e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2020-2024). A pesquisadora tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia de mucosas, interação patógeno-hospedeiro, doenças alérgicas e imunorregulação.

Receba o SBI na rede

Informativo mensal da SBI

    Imprensa

    Contato direto com a assessoria

    (11) 3034-2632