Acontece nesta quinta, 17/05, o Pint of Science “Mulheres na Ciência”
26 de abril de 2018
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Mesa redonda, que promove o debate científico, faz parte do Pint of Science

Acontece nesta quinta, 17/05, a mesa redonda “Mulheres na Ciência”,  uma discussão científica que faz parte do Pint of Science Brasil. O evento, que é organizado pela SBI, será realizado às 19h30 na Cerveja Artesanal em São Paulo.

O objetivo dessa mesa redonda é apresentar e debater experiências reais vividas por mulheres e homens que buscam por condições igualitárias e justas de trabalho, remuneração e reconhecimento para mulheres em suas áreas de atuação.

Os temas e as palestrantes da mesa redonda serão: “A atuação e o reconhecimento das mulheres cientistas”, apresentado por Denise Morais da Fonseca, vencedora do SBI Women in Science 2017; “Mulheres na ciência e jornalismo científico feminino”, apresentado por Sabine Righetti, jornalista especializada em coberturas científicas e; “Empreendedorismo e ensino online em exatas”, apresentado por Julia Jaccoud, criadora do canal ‘A Matemaníaca’ no YouTube. A mediadora da mesa será a Ana Paula Morales, editora executiva da revista Ciência&Cultura, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Durante o evento as palestrantes irão apresentar cases relacionados às suas trajetórias de vidas, abordando as principais dificuldades, mas também inspirando com os resultados que conquistaram. O público tem a oportunidade de participar, através do diálogo que será feito com a plateia.

Imunologistas venham prestigiar o evento! Para reservas de mesas, por favor, entrar em contato no telefone (11) 97450-9825.

Conheça as palestrantes:

“A atuação e o reconhecimento das mulheres cientistas”

Denise Morais da Fonseca: Docente no Departamento de Imunologia, no Instituto de Ciências Biomédicas, USP. Tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia de Mucosa, Metabolismo, Doenças infecciosas (Mycobacterium tuberculosis, Toxoplasma gondii, Trypanosoma cruzi e Yersina pseudotuberculosis) e alergia. Vencedora do SBI Women in Science 2017, do L’Oreal for Women  in Science 2016 e do Prêmio Thereza Kipnis 2016.

 

 

 

 

                                                                                 “Mulheres na ciência e jornalismo científico feminino”

Sabine Righetti: Knight fellow (Knight-Wallace Fellowship, Universidade de Michigan, 2012), Eisenhower fellow (Eisenhower fellowships, 2014) e Lemann fellow (Universidade de

Stanford, 2017). Dá aula de jornalismo científico no Labjor-Unicamp, de jornalismo de ciência e

saúde no Programa de Treinamento da Folha e é docente convidada da FGV-SP em políticas públicas de educação. Tem seis capítulos de livros publicados na área de divulgação científica. Em educação, coordenou os livros “Direito à educação: discriminação nos sis.

 

 

 

“Empreendedorismo e ensino online em Exatas”

Julia Jaccoud: Licenciada em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e executa o projeto de Iniciação Científica com o tema “Avaliação em Matemática: que competências avaliamos?”. Criadora do canal “A Matemaníaca” no Youtube que tem como objetivo divulgar a matemática. Realizou intercâmbio de um semestre com bolsa de Mérito Acadêmico na Aalto University, Finlândia. Atualmente, é professora da Roda de Matemática e no Duvidando.

 

 

 

                                                                                     Mediadora: Ana Paula Morales

Biomédica com mestrado em Farmacologia (ambos pela Unifesp), especialista em Jornalismo Científico (Labjor), doutoranda em Política Científica e Tecnológica (Unicamp). Pesquisadora associada ao

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp, com pesquisas na área de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia. Co-autora do livro O discurso dos indicadores de C&T e de percepção de C&T e autora de artigos e capítulos de livro sobre comunicação de ciência, educação e saúde. Editora executiva da revista Ciência&Cultura, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

 

 

Serviço

Pint of Science – Mesa redonda “Mulheres na Ciência”

Quando: 17 de maio, 19h30

Onde: Cerveja Artesanal São Paulo

Endereço: Rua Paracuê, 141 – Sumaré

Site:  https://pintofscience.com.br/event/mulheres-na-ciencia

Usuário
PUBLICADO POR
comunicação sbi
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
Cura de ebola em cobaias aumenta a esperança de tratamento em humanos
comunicação sbi
08 de abril de 2019
Falece o médico e pesquisador George Alexandre DosReis, um dos maiores nomes da imunologia brasileira
comunicação sbi
08 de abril de 2019
Manifesto contra os cortes em Ciência e Tecnologia
comunicação sbi
05 de abril de 2019