Manifesto Cientistas pela Democracia recebe mais de 1800 assinaturas
26 de outubro de 2018
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Desde a sua publicação no dia 17 de outubro, com mais de 600 assinaturas, o manifesto Cientistas pela Democracia já ganhou a adesão de centenas de pesquisadores.

Hoje, 26 de outubro, data em que se encerram as subscrições, foram 1885 cientistas brasileiros que reiteraram a importância da democracia e do respeito às opiniões divergentes como pontos essenciais no desenvolvimento científico. Clique aqui para ver o manifesto na íntegra, com a relação dos subscritos.

 

Cientistas pela democracia

Nós cientistas brasileiros, independente de nossas posições políticas ou ideológicas, vimos a público reafirmar o nosso pétreo compromisso com a democracia. A ciência, como bem público, precisa do ambiente democrático para progredir e produzir seus benefícios. Os regimes autoritários muito frequentemente instrumentalizam a ciência para fins contrários aos interesses da sociedade. A boa ciência necessita da crítica e do contraditório, do reconhecimento das diferenças e do respeito a opiniões divergentes, todas características que somente podem florescer em ambiente democrático.
As imperfeições do processo democrático necessitam correções, porém nunca deverão servir de pretexto para que renunciemos à democracia. Também repudiamos, com veemência, toda e qualquer apologia à tortura, as inúmeras formas de violação e as ameaças à preservação do meio ambiente praticadas por regimes autoritários do passado e do presente.
O fazer ciência pela vida, pelo progresso social, pelo bem estar da população, passa pela garantia da manutenção das liberdades, dos direitos humanos, pela pluralidade de ideias, pela eliminação da intimidação, da discriminação e da tortura, e pela oposição a qualquer tipo de violência, qualquer que seja sua motivação (étnica, de gênero, sexualidade, posição política ou qualquer outra).
Necessitamos sempre aperfeiçoar e consolidar a democracia para que a ciência avance e possa contribuir para as transformações sociais, tão necessárias à nossa sociedade.
Em 17 de outubro de 2018.