Assista na íntegra ao webinar sobre câncer e o sistema imunológico
14 de fevereiro de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus


 
No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, o tema escolhido para estrear a série de webinars promovidos pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) com a BD Biosciences foram as relações entre o sistema imunológico e o desenvolvimento dos tumores malignos. Transmitida na última terça-feira (12), a aula on-line foi ministrada pelo biólogo Martin Bonamino, pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e consultor da SBI, e está disponível na íntegra no canal da SBI no YouTube.

O câncer não é, exatamente, uma doença, mas o nome dado a centenas de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. As interações entre o sistema imunológico com os diferentes tumores malignos foram tratadas por Bonamino em quase uma hora de webinar, que contou com perguntas enviadas pela audiência.
“O câncer é um problema de saúde pública e um dos principais desafios da área no mundo. Sendo a SBI uma entidade que congrega os imunologistas brasileiros, temos o desafio de lidar com isso visto que no tratamento oncológico a área da imunologia é uma das que mais tem crescido”, destacou o pesquisador. Bonamino recapitulou a história do conhecimento científico sobre a doença, descrita pela primeira vez há milênios, mas que nos últimos 50 anos passou a ser compreendida mais profundamente em seus componentes genéticos.
No surgimento de um câncer, as células se reproduzem descontroladamente, já que não obedecem aos mecanismos de sinalização como deveriam: elas ignoram os sinais extracelulares que impedem a divisão celular e que causam apoptose, a morte programada das células. Mas não se trata de uma doença homogênea. “Há diferentes tipos de câncer e, mesmo num tipo histológico igual, a relação de cada tumor com o sistema imune pode ser muito diferente, desde a coleção de mutações que ele tem até os mecanismos que usa para eventualmente desligar as funções imunológicas que impedem que ele seja reconhecido e eliminado”, evidenciou Bonamino para tratar ao longo do webinar da complexidade da relação entre o câncer e o sistema imunológico.
Foram apresentadas maneiras de se prevenir a doença, relacionadas à manutenção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos, o combate ao tabagismo e ao etilismo, a proteção contra os raios UV e a exposição solar. Especificamente relacionada ao sistema imune está a defesa que interfere na história natural da doença, por meio da interação do organismo com eventuais patógenos que podem levar ao desenvolvimento do câncer. O exemplo mais clássico citado é a vacina contra o HPV (papilomavírus humano), relacionado ao surgimento do câncer de colo do útero.
Mas a maioria dos cânceres não está relacionada a patógenos. “A cada ciclo de replicação celular são acumuladas mutações, muitas das quais são corrigidas, mas algumas ficam e podem acabar impactando algum gene importante que leve à proliferação celular ou à ausência de apoptose”, disse Bonamino para explicar no webinar que a relação dos tumores com o sistema imunológico passa pela sua função de detectar quebras de fisiologia no nível celular ou tecidual. “Elas são reconhecidas pelo sistema imune, que tem como função eliminar essa quebra e reestabelecer a fisiologia daquele tecido. Isso pode envolver, por exemplo, eliminar determinadas células ou remodelar o tecido e exercer funções importantes como retirar detritos, promover neoangiogênese, estimular o tecido a se regenerar.”
O vídeo está disponível na íntegra no canal da SBI no YouTube e no Facebook, em duas partes. O pesquisador também disponibilizou os slides utilizados na aula para download. Os temas dos próximos webinars serão anunciados em breve. Já estão programadas novas aulas on-line sobre vacinas e imunoterapia, entre outros.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024