Assista na íntegra ao webinar sobre câncer e o sistema imunológico
14 de fevereiro de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

 

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, o tema escolhido para estrear a série de webinars promovidos pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) com a BD Biosciences foram as relações entre o sistema imunológico e o desenvolvimento dos tumores malignos. Transmitida na última terça-feira (12), a aula on-line foi ministrada pelo biólogo Martin Bonamino, pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e consultor da SBI, e está disponível na íntegra no canal da SBI no YouTube.

O câncer não é, exatamente, uma doença, mas o nome dado a centenas de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. As interações entre o sistema imunológico com os diferentes tumores malignos foram tratadas por Bonamino em quase uma hora de webinar, que contou com perguntas enviadas pela audiência.

“O câncer é um problema de saúde pública e um dos principais desafios da área no mundo. Sendo a SBI uma entidade que congrega os imunologistas brasileiros, temos o desafio de lidar com isso visto que no tratamento oncológico a área da imunologia é uma das que mais tem crescido”, destacou o pesquisador. Bonamino recapitulou a história do conhecimento científico sobre a doença, descrita pela primeira vez há milênios, mas que nos últimos 50 anos passou a ser compreendida mais profundamente em seus componentes genéticos.

No surgimento de um câncer, as células se reproduzem descontroladamente, já que não obedecem aos mecanismos de sinalização como deveriam: elas ignoram os sinais extracelulares que impedem a divisão celular e que causam apoptose, a morte programada das células. Mas não se trata de uma doença homogênea. “Há diferentes tipos de câncer e, mesmo num tipo histológico igual, a relação de cada tumor com o sistema imune pode ser muito diferente, desde a coleção de mutações que ele tem até os mecanismos que usa para eventualmente desligar as funções imunológicas que impedem que ele seja reconhecido e eliminado”, evidenciou Bonamino para tratar ao longo do webinar da complexidade da relação entre o câncer e o sistema imunológico.

Foram apresentadas maneiras de se prevenir a doença, relacionadas à manutenção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos, o combate ao tabagismo e ao etilismo, a proteção contra os raios UV e a exposição solar. Especificamente relacionada ao sistema imune está a defesa que interfere na história natural da doença, por meio da interação do organismo com eventuais patógenos que podem levar ao desenvolvimento do câncer. O exemplo mais clássico citado é a vacina contra o HPV (papilomavírus humano), relacionado ao surgimento do câncer de colo do útero.

Mas a maioria dos cânceres não está relacionada a patógenos. “A cada ciclo de replicação celular são acumuladas mutações, muitas das quais são corrigidas, mas algumas ficam e podem acabar impactando algum gene importante que leve à proliferação celular ou à ausência de apoptose”, disse Bonamino para explicar no webinar que a relação dos tumores com o sistema imunológico passa pela sua função de detectar quebras de fisiologia no nível celular ou tecidual. “Elas são reconhecidas pelo sistema imune, que tem como função eliminar essa quebra e reestabelecer a fisiologia daquele tecido. Isso pode envolver, por exemplo, eliminar determinadas células ou remodelar o tecido e exercer funções importantes como retirar detritos, promover neoangiogênese, estimular o tecido a se regenerar.”

O vídeo está disponível na íntegra no canal da SBI no YouTube e no Facebook, em duas partes. O pesquisador também disponibilizou os slides utilizados na aula para download. Os temas dos próximos webinars serão anunciados em breve. Já estão programadas novas aulas on-line sobre vacinas e imunoterapia, entre outros.

Usuário
PUBLICADO POR
comunicação sbi
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
Aberta votação para representações regionais da SBI
comunicação sbi
12 de março de 2019
SBI seleciona jovem pesquisador para workshop de imunoterapia em Lisboa
comunicação sbi
19 de fevereiro de 2019
Vídeo: aplicações dos microarranjos de peptídeos
comunicação sbi
14 de fevereiro de 2019