Falece o médico e pesquisador George Alexandre DosReis, um dos maiores nomes da imunologia brasileira
08 de abril de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

É com extremo pesar que informamos sobre o falecimento de um dos maiores nomes da imunologia brasileira.
Pai e avô, George Alexandre DosReis faleceu neste sábado. Ele está sendo velado no Cemitério São João Batista, Capela 3, em Botafogo/RJ. O enterro será hoje, dia 08/04, às 15 horas.

Ao longo de sua carreira brilhante, George DosReis inspirou centenas de imunologistas, tendo sido laureado no ano passado, por seu trabalho e dedicação, com o prêmio SBI Lifetime Achievement (link para vídeo com trechos da homenagem e depoimentos).
A SBI lamenta esta grande perda e se junta à família em luto a este grande médico, pesquisador, professor, pai e avô.
 
A TRAJETÓRIA

Formado em medicina em 1977 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), George Alexandre DosReis fez o seu mestrado em Ciências Biológicas: Biofísica e doutorado em Imunologia também na UFRJ. Já o seu pós-doutorado foi realizado no National Institute of Allergy and Infectious Diseases, NIH, MD, USA.

Entre 2002 e 2006, George foi Scholar Internacional do Howard Hughes Medical Institute (USA), sendo que em 2002 a 2003 foi Fellow da Guggenheim Foundation (USA). Também foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia no biênio 2002-2003 e secretário-geral no biênio 1985-1986.

Desde 1992, George Alexandre DosReis é professor titular de Imunologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Terceiro Mundo. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e revisor científico de 50 revistas científicas internacionais. Atua na área de Imunologia Celular de doenças inflamatórias e parasitárias. Atualmente é Bolsista de Produtividade Sênior do CNPq.