Dia Internacional da Imunologia: Debate online e eventos pelo país
24 de abril de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Por ocasião da data, a SBI promove um conjunto de atividades pelo Brasil e divulga iniciativas de parceiros, entre workshops, simpósios, cafés e webinar.

Em 29 de abril é celebrado o Dia Internacional da Imunologia, cujo tema deste ano é Inibidores Imunológicos no Combate ao Câncer” - segunda doença que mais mata no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os inibidores de pontos de verificação imunológicos, um tipo de imunoterapia que tem se mostrado bastante promissora no tratamento da doença, melhoram a eficiência e o vigor do próprio sistema imune do paciente, de modo que ele seja capaz de identificar e eliminar as células cancerosas.

A data, instituída pela European Federation of Immunological Societies (EFIS) em 2005 e com atual suporte da International Union of Immunological Societies (IUIS) em sua divulgação, visa tornar acessível para a sociedade informações sobre estudos e avanços imunológicos que representem um contributo para a melhoria da saúde e bem-estar geral.

Diante disso, sociedades nacionais e regionais do mundo inteiro têm se mobilizado para ampliar o debate sobre o assunto. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) promove, de 26 de abril a 3 de maio, um conjunto de atividades educativas - além de divulgar ações de parceiros em todo o país.

Dra. Claudia Ida Brodskyn, presidente da SBI, comenta a importância da iniciativa para o fortalecimento da área no Brasil. “A data incentiva o debate e é uma boa ocasião para que pesquisadores de todo o país se reúnam, promovam eventos em suas instituições de atuação e, o mais importante, conversem com a sociedade e compartilhem com ela os benefícios da pesquisa imunológica”, ressalta.

Rodada de Atividades

A Semana da Imunologia contará com eventos presenciais e virtuais, entre workshops, simpósios e cafés, além da publicação de uma série de artigos escritos por grandes nomes da Imunologia tanto no site da SBI, quanto em suas redes socais. Assuntos como vacinação no Brasil, imunologia das mucosas e imunometabolismo figuram entre os temas a serem abordados.

Na programação haverá ainda, transmissão pelo Facebook, no dia 30 de abril, do webinar “Adaptações imunes e metabólicas para a vida após o nascimento”, a ser ministrado pelo pesquisador Dr. Gustavo Menezes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e divulgação dos vencedores do concurso cultural Apaixonados por Imunologia, que recebeu inscrições de amantes da imunologia do Brasil inteiro. Ambas as iniciativas são uma promoção da SBI com apoio da BD Biosciences.

A Semana da Imunologia ocorre entre os dias 26 de abril e 3 de maio e a programação completa pode ser conferida aqui.

 

Dia Internacional da Imunologia - Programação de Atividades:

Data: 26 de abril a 3 de maio

Endereço: Site, Facebook e Instagram da SBI, além de eventos presenciais

Programação: Confira aqui

 

Atendimento à Imprensa:

Comunicação SBI

(11) 3034-2632

comunicacao@sbi.org.br

Usuário
PUBLICADO POR
comunicação sbi
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
SBI mobiliza redes sociais no Dia da Imunologia
comunicação sbi
13 de maio de 2019
SBI traz experiência de pesquisadoras na gestão científica para o Pint of Science
comunicação sbi
08 de maio de 2019
O fino equilíbrio entre nutrição e imunidade
comunicação sbi
30 de abril de 2019