Concurso Cultural Apaixonados por Imunologia: Conheça os vencedores
28 de abril de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Cordel, arte em crochê, glossário em vídeo, material didático em porcelana, fotografias, desenhos, jogos, história em quadrinhos e muitos outros formatos. O potencial criativo dos apaixonados pela imunologia foi vasto. Abaixo apresentamos os ganhadores desta premiação cultural que contou com o patrocínio da BD Biosciences nas cinco categorias regulares, cuja premiação é um voucher de R$ 3.000,00 em produtos BD e na categoria Destaque, que leva adicionalmente R$ 1.000,00 em dinheiro para incrementar o projeto.

Além de apresentar os ganhadores, a SBI irá apresentar ao longo de maio e junho o trabalho de todos que participaram do concurso cultural APAIXONADOS POR IMUNOLOGIA.

SBI Audiovisual

Com 75% dos votos, o vencedor da categoria SBI Audiovisual foi o vídeo When dance goes viral, produzido pela estudante de Pós-Douturado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rebeca Rocha e equipe. O trabalho audiovisual explica, através da dança, o efeito da guanosina no contexto da infecção pelo vírus Usutu (USUV), transmitido através de mosquitos e aves e capaz de causar encefalite em humanos.

SBI Imagem e Artes Gráficas

Com 62,5% dos votos, o infográfico Vacinas, de Juliane Cristina Ribeiro Fernandes e Stephanie Maia Acuña, foi o agraciado. O trabalho visual explica como as vacinas são produzidas, de que modo agem no nosso organismo, além de apresentar dados do atual cenário da cobertura vacinal no país e disponibilizar para o público o Calendário Nacional de Vacinação.

SBI Artes Textuais

Na categoria SBI Artes Textuais, o texto narrativo Visitas Inoportunas, escrito por Laura Caroline de Faria, foi o escolhido (75%). Tendo como tema a depressão, a história conta de que modo essa doença age no nosso cérebro.

SBI Escolas

O Projeto Ciência na Escola - Imunologia do Futuro, desenvolvido pela professora Dra. Carolina Panis, com participação de Vítor Maito, Leticia Pacholak, Elaine Minatti Dias e Cinthya Rech e atual suporte da Associação Beneficente Deus Menino, foi o vencedor e teve 100% dos votos. Fundado em 2014 como um projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Francisco Beltrão, a iniciativa busca estimular o gosto pela ciência e imunologia e promover ações de saúde nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do município de Francisco Beltrão (PR) e região. Aulas lúdicas, palestras, rodas de discussão, feiras de ciência, cinepipoca, mural e oficinas laboratoriais são algumas das atividades que integram o projeto.

SBI Surpreenda

Vigie. Proteja. Combata! Você conseguiria manter um organismo vivo? Para saber a resposta, participe do LEUCO-ATAQUE, um jogo de tabuleiro que mostra, na prática, como o sistema imune age na manutenção e proteção do organismo. Idealizado por Ana Carolina de Carvalho, doutoranda em Genética e Biologia Molecular com estudo voltado para Imunologia, Virologia e Doenças Negligenciadas e Bianca Almeida Alvarenga, designer gráfica, ilustradora e amante do universo científico e de jogos, o projeto tem como objetivo mostrar de forma lógica quais são os impactos da imunologia no dia a dia das pessoas e foi o ganhador (62,5%) na categoria SBI Surpreenda.

Categoria Destaque

Devido à sua abrangência, poder multiplicador e por cumprir o importante papel de levar a imunologia para a sociedade, num ambiente bastante propício, que são as instituições de ensino básico, o Projeto Ciência na Escola - Imunologia do Futuro / SBI Escolas foi o grande escolhido como Destaque desta edição 2019 com 37,5% dos votos.

Premiação

Até o dia 13 de maio a Sociedade Brasileira de Imunologia entrará em contato, via e-mail, com os ganhadores para realizar a entrega do prêmio, que consiste em 3 (três) mil em produtos BD Biosciences para cada projeto escolhido nas Categorias SBI (Audiovisual, Imagem e Artes Gráficas, Artes Textuais, Escolas, Surpreenda), além do prêmio de mil reais para o vencedor na Categoria Destaque.

Usuário
PUBLICADO POR
comunicação sbi
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
Edital para o Programa de Auxílio a Eventos da SBI - 2020 - 1o. Semestre
comunicação sbi
17 de novembro de 2019
Pesquisadores traçam panorama dos estudos em ensino de imunologia no Brasil
comunicação sbi
12 de novembro de 2019
Imunologia brasileira no congresso da IUIS, na China
comunicação sbi
30 de outubro de 2019