Concurso Cultural Apaixonados por Imunologia: Conheça os vencedores
28 de abril de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Cordel, arte em crochê, glossário em vídeo, material didático em porcelana, fotografias, desenhos, jogos, história em quadrinhos e muitos outros formatos. O potencial criativo dos apaixonados pela imunologia foi vasto. Abaixo apresentamos os ganhadores desta premiação cultural que contou com o patrocínio da BD Biosciences nas cinco categorias regulares, cuja premiação é um voucher de R$ 3.000,00 em produtos BD e na categoria Destaque, que leva adicionalmente R$ 1.000,00 em dinheiro para incrementar o projeto.
Além de apresentar os ganhadores, a SBI irá apresentar ao longo de maio e junho o trabalho de todos que participaram do concurso cultural APAIXONADOS POR IMUNOLOGIA.

SBI Audiovisual

Com 75% dos votos, o vencedor da categoria SBI Audiovisual foi o vídeo When dance goes viral, produzido pela estudante de Pós-Douturado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rebeca Rocha e equipe. O trabalho audiovisual explica, através da dança, o efeito da guanosina no contexto da infecção pelo vírus Usutu (USUV), transmitido através de mosquitos e aves e capaz de causar encefalite em humanos.

SBI Imagem e Artes Gráficas

Com 62,5% dos votos, o infográfico Vacinas, de Juliane Cristina Ribeiro Fernandes e Stephanie Maia Acuña, foi o agraciado. O trabalho visual explica como as vacinas são produzidas, de que modo agem no nosso organismo, além de apresentar dados do atual cenário da cobertura vacinal no país e disponibilizar para o público o Calendário Nacional de Vacinação.

SBI Artes Textuais

Na categoria SBI Artes Textuais, o texto narrativo Visitas Inoportunas, escrito por Laura Caroline de Faria, foi o escolhido (75%). Tendo como tema a depressão, a história conta de que modo essa doença age no nosso cérebro.

SBI Escolas

O Projeto Ciência na Escola - Imunologia do Futuro, desenvolvido pela professora Dra. Carolina Panis, com participação de Vítor Maito, Leticia Pacholak, Elaine Minatti Dias e Cinthya Rech e atual suporte da Associação Beneficente Deus Menino, foi o vencedor e teve 100% dos votos. Fundado em 2014 como um projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Francisco Beltrão, a iniciativa busca estimular o gosto pela ciência e imunologia e promover ações de saúde nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do município de Francisco Beltrão (PR) e região. Aulas lúdicas, palestras, rodas de discussão, feiras de ciência, cinepipoca, mural e oficinas laboratoriais são algumas das atividades que integram o projeto.

SBI Surpreenda

Vigie. Proteja. Combata! Você conseguiria manter um organismo vivo? Para saber a resposta, participe do LEUCO-ATAQUE, um jogo de tabuleiro que mostra, na prática, como o sistema imune age na manutenção e proteção do organismo. Idealizado por Ana Carolina de Carvalho, doutoranda em Genética e Biologia Molecular com estudo voltado para Imunologia, Virologia e Doenças Negligenciadas e Bianca Almeida Alvarenga, designer gráfica, ilustradora e amante do universo científico e de jogos, o projeto tem como objetivo mostrar de forma lógica quais são os impactos da imunologia no dia a dia das pessoas e foi o ganhador (62,5%) na categoria SBI Surpreenda.

Categoria Destaque

Devido à sua abrangência, poder multiplicador e por cumprir o importante papel de levar a imunologia para a sociedade, num ambiente bastante propício, que são as instituições de ensino básico, o Projeto Ciência na Escola - Imunologia do Futuro / SBI Escolas foi o grande escolhido como Destaque desta edição 2019 com 37,5% dos votos.

Premiação

Até o dia 13 de maio a Sociedade Brasileira de Imunologia entrará em contato, via e-mail, com os ganhadores para realizar a entrega do prêmio, que consiste em 3 (três) mil em produtos BD Biosciences para cada projeto escolhido nas Categorias SBI (Audiovisual, Imagem e Artes Gráficas, Artes Textuais, Escolas, Surpreenda), além do prêmio de mil reais para o vencedor na Categoria Destaque.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024
Desvendando a resposta antitumoral: Células TCD8+ utilizam a rota do NKG2D no combate a tumores cerebrais
SBI Comunicação
24 de janeiro de 2024
Células T CD8+ virtuais de memória na alopecia areata: um desafio cabeludo
SBI Comunicação
28 de novembro de 2023