SBI traz experiência de pesquisadoras na gestão científica para o Pint of Science
08 de maio de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Mesa da Sociedade Brasileira de Imunologia no evento que leva cientistas a bares ao redor do mundo discute empreendedorismo científico feminino e participação das mulheres na gestão da ciência

A participação da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) na edição deste ano do Pint of Science, que reúne cientistas e a população em torno de mesas de bares de diversas cidades do mundo, propõe que lugar de mulher é onde ela quiser ­– inclusive, na liderança da ciência brasileira, abrindo empresas e, claro, no boteco. Com o tema “Mulheres pela Ciência - Experiências em Gestão”, a mesa da SBI ocorre no dia 22 de maio, a partir das 19h, na Cervejaria Zuraffa, na capital paulista (R. Artur de Azevedo, 1902, Pinheiros).

A participação da SBI na edição passada do Pint of Science já havia jogado luz sobre o tema ao reunir eminentes cientistas para apresentar e debater experiências reais vividas por mulheres e homens que buscam por condições igualitárias e justas de trabalho, remuneração e reconhecimento em suas áreas de atuação. A proposta, agora, é compreender por quê, apesar de a  participação feminina na ciência brasileira já ser numericamente igual ou mesmo maior na graduação e na pós, esse equilíbrio não se repete nos cargos de liderança.

“É como se as mulheres ficassem no meio do caminho”, compara a biomédica Claudia Ida Brodskyn – ela própria, presidente da SBI, um ponto fora dessa curva. Brodskyn é uma das participantes da mesa redonda da SBI no Pint of Science, ao lado de outra cientista que contrariou as estatísticas, a bióloga Cristina Caldas, diretora de Pesquisa Científica do Instituto Serrapilheira. O evento contará ainda com a participação especial da jornalista Sabine Righetti e da biomédica Ana Paula Morales, criadoras do projeto de divulgação científica Agência Bori, falando sobre empreendedorismo feminino. O bate-papo será mediado pelo jornalista Diego Freire, da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).

Mais Imunologia à mesa de bar

Além de realizar a mesa “Mulheres pela Ciência - Experiências em Gestão”, a SBI apoia a promoção de outras atividades da programação deste ano do Pint of Science. No dia 21, no Rio de Janeiro (RJ), acontece a mesa Imunoterapia do Câncer, com os imunologistas João Viola e Martin Bonamino, ambos do Instituto Nacional de Câncer (Inca). No dia 22, no bar paulistano Taverna Medieval, a imunologista Karina Bortoluci e o jornalista científico Reinaldo José Lopes participam da mesa "Ciência na Terra Média e Imunologia", com a coordenação da comunicadora científica Sylvia Maria Affonso.  

Os interessados em acompanhar as discussões do Pint of Science 2019 pagam apenas pelo consumo no bar.

Sobre o Pint of Science

O festival internacional de divulgação científica Pint of Science acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil em 2015, como um projeto piloto na cidade de São Carlos (SP). Logo, conquistou a população pela forma descontraída com a qual explica e discute as dinâmicas da ciência. Neste ano, o Brasil é o país com o maior número de atividades, com 85 cidades recebendo o festival, nascido em 2012 da iniciativa de dois pesquisadores do Reino Unido, que realizavam encontros com pacientes em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas e se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas.

Sobre a SBI

A Sociedade Brasileira de Imunologia representa a comunidade de imunologistas brasileiros e tem como objetivo principal difundir a pesquisa e o ensino da área no Brasil, nos seus aspectos básicos e clínicos. Está associada à International Union of Immunological Societies (IUIS), é membro da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e participa da Brazilian Journal of Medical and Biological Research.

Serviço

Pint of Sciente 2019
"Mulheres pela Ciência - Experiências em Gestão"
Data: 22 de maio, 19h
Local:
Cervejaria Zuraffa
Artur de Azevedo, 1902, Pinheiros
São Paulo - SP

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
Assista ao Webinar "Bases imunológicas para a vacina contra a Covid-19"
SBI Comunicação
09 de julho de 2020
Manifesto dos coordenadores das áreas de avaliação da Capes
SBI Comunicação
06 de julho de 2020
Comunicado da Sociedade Brasileira de Imunologia
SBI Comunicação
25 de junho de 2020