SBI traz experiência de pesquisadoras na gestão científica para o Pint of Science
08 de maio de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Mesa da Sociedade Brasileira de Imunologia no evento que leva cientistas a bares ao redor do mundo discute empreendedorismo científico feminino e participação das mulheres na gestão da ciência

A participação da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) na edição deste ano do Pint of Science, que reúne cientistas e a população em torno de mesas de bares de diversas cidades do mundo, propõe que lugar de mulher é onde ela quiser ­– inclusive, na liderança da ciência brasileira, abrindo empresas e, claro, no boteco. Com o tema “Mulheres pela Ciência - Experiências em Gestão”, a mesa da SBI ocorre no dia 22 de maio, a partir das 19h, na Cervejaria Zuraffa, na capital paulista (R. Artur de Azevedo, 1902, Pinheiros).
A participação da SBI na edição passada do Pint of Science já havia jogado luz sobre o tema ao reunir eminentes cientistas para apresentar e debater experiências reais vividas por mulheres e homens que buscam por condições igualitárias e justas de trabalho, remuneração e reconhecimento em suas áreas de atuação. A proposta, agora, é compreender por quê, apesar de a  participação feminina na ciência brasileira já ser numericamente igual ou mesmo maior na graduação e na pós, esse equilíbrio não se repete nos cargos de liderança.
“É como se as mulheres ficassem no meio do caminho”, compara a biomédica Claudia Ida Brodskyn – ela própria, presidente da SBI, um ponto fora dessa curva. Brodskyn é uma das participantes da mesa redonda da SBI no Pint of Science, ao lado de outra cientista que contrariou as estatísticas, a bióloga Cristina Caldas, diretora de Pesquisa Científica do Instituto Serrapilheira. O evento contará ainda com a participação especial da jornalista Sabine Righetti e da biomédica Ana Paula Morales, criadoras do projeto de divulgação científica Agência Bori, falando sobre empreendedorismo feminino. O bate-papo será mediado pelo jornalista Diego Freire, da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).
Mais Imunologia à mesa de bar
Além de realizar a mesa “Mulheres pela Ciência - Experiências em Gestão”, a SBI apoia a promoção de outras atividades da programação deste ano do Pint of Science. No dia 21, no Rio de Janeiro (RJ), acontece a mesa Imunoterapia do Câncer, com os imunologistas João Viola e Martin Bonamino, ambos do Instituto Nacional de Câncer (Inca). No dia 22, no bar paulistano Taverna Medieval, a imunologista Karina Bortoluci e o jornalista científico Reinaldo José Lopes participam da mesa "Ciência na Terra Média e Imunologia", com a coordenação da comunicadora científica Sylvia Maria Affonso.  
Os interessados em acompanhar as discussões do Pint of Science 2019 pagam apenas pelo consumo no bar.
Sobre o Pint of Science
O festival internacional de divulgação científica Pint of Science acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil em 2015, como um projeto piloto na cidade de São Carlos (SP). Logo, conquistou a população pela forma descontraída com a qual explica e discute as dinâmicas da ciência. Neste ano, o Brasil é o país com o maior número de atividades, com 85 cidades recebendo o festival, nascido em 2012 da iniciativa de dois pesquisadores do Reino Unido, que realizavam encontros com pacientes em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas e se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas.
Sobre a SBI
A Sociedade Brasileira de Imunologia representa a comunidade de imunologistas brasileiros e tem como objetivo principal difundir a pesquisa e o ensino da área no Brasil, nos seus aspectos básicos e clínicos. Está associada à International Union of Immunological Societies (IUIS), é membro da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e participa da Brazilian Journal of Medical and Biological Research.

Serviço

Pint of Sciente 2019
"Mulheres pela Ciência - Experiências em Gestão"
Data: 22 de maio, 19h
Local:
Cervejaria Zuraffa
Artur de Azevedo, 1902, Pinheiros
São Paulo - SP

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024