Wilson Savino: doutor honoris causa pela Universidade de Sorbonne
12 de setembro de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O imunologista brasileiro Wilson Savino, ex-presidente da SBI (1993-1995), recebeu, na noite de ontem (11), o título de doutor honoris causa pela Universidade de Sorbonne. A cerimonia de titulação ocorreu na instituição, em Paris, na França.

Foi na capital francesa que Wilson Savino realizou seu pós-doutorado em Imunologia Celular, no Hospital Necker, entre 1983 e 1985. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1974, a decisão por se tornar cientista veio um ano antes, quando cursava Medicina na mesma instituição e optou pela transferência do curso.

Ainda na década de 1970, deu início à carreira na docência como professor assistente da graduação; e à de pesquisador, apresentando sua dissertação de mestrado sobre a histofisiologia do timo do gambá. O interesse pelo pequeno notável do sistema imunológico, o timo, seguiu no doutorado, na Universidade de São Paulo (USP), que o levou à primeira vivência científica em Paris, por meio de uma bolsa-sanduíche que permitiu conduzir a parte experimental da tese no Instituto Francês de Pesquisas Médica e da Saúde.

De volta ao Brasil após o pós-doc, em 1985, ingressou no Departamento de Imunologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde permanece até os dias de hoje, como pesquisador titular, coordenador de Estratégias de Integração Nacional e de disciplinas de pós-graduação. Participou da criação do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Biologia Celular e Molecular da Fiocruz, e da organização de diversas reuniões científicas. É pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Como presidente da SBI, criou o primeiro diretório de laboratórios de imunologia, entre outras realizações. Também presidiu a Sociedade Brasileira de Biologia Celular (2010-2014) e a Sociedade Internacional de Neuroimunomodulação (2011-2014). Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Internacional de Imunonutrição.

Além da titulação como doutor honoris causa da Sorbonne, Wilson Savino recebeu vários prêmios e honrarias – entre eles, o título de Chevalier dans l'Ordre de Palmes Académiques, do governo francês, e a medalha Luis Federico Leloir, do governo argentino.

Acesse o currículo de Wilson Savino na plataforma Lattes.

Usuário
PUBLICADO POR
comunicação sbi
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
Pesquisadores brasileiros desvendam resposta do sistema imune ao bacilo da tuberculose
comunicação sbi
21 de outubro de 2019
Células de paciente são usadas em tratamento contra câncer
comunicação sbi
11 de outubro de 2019
Immuno 2019 começa com manifesto em defesa da ciência brasileira
comunicação sbi
30 de setembro de 2019