Wilson Savino: doutor honoris causa pela Universidade de Sorbonne
12 de setembro de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O imunologista brasileiro Wilson Savino, ex-presidente da SBI (1993-1995), recebeu, na noite de ontem (11), o título de doutor honoris causa pela Universidade de Sorbonne. A cerimonia de titulação ocorreu na instituição, em Paris, na França.

Foi na capital francesa que Wilson Savino realizou seu pós-doutorado em Imunologia Celular, no Hospital Necker, entre 1983 e 1985. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1974, a decisão por se tornar cientista veio um ano antes, quando cursava Medicina na mesma instituição e optou pela transferência do curso.

Ainda na década de 1970, deu início à carreira na docência como professor assistente da graduação; e à de pesquisador, apresentando sua dissertação de mestrado sobre a histofisiologia do timo do gambá. O interesse pelo pequeno notável do sistema imunológico, o timo, seguiu no doutorado, na Universidade de São Paulo (USP), que o levou à primeira vivência científica em Paris, por meio de uma bolsa-sanduíche que permitiu conduzir a parte experimental da tese no Instituto Francês de Pesquisas Médica e da Saúde.

De volta ao Brasil após o pós-doc, em 1985, ingressou no Departamento de Imunologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde permanece até os dias de hoje, como pesquisador titular, coordenador de Estratégias de Integração Nacional e de disciplinas de pós-graduação. Participou da criação do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Biologia Celular e Molecular da Fiocruz, e da organização de diversas reuniões científicas. É pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Como presidente da SBI, criou o primeiro diretório de laboratórios de imunologia, entre outras realizações. Também presidiu a Sociedade Brasileira de Biologia Celular (2010-2014) e a Sociedade Internacional de Neuroimunomodulação (2011-2014). Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Internacional de Imunonutrição.

Além da titulação como doutor honoris causa da Sorbonne, Wilson Savino recebeu vários prêmios e honrarias – entre eles, o título de Chevalier dans l'Ordre de Palmes Académiques, do governo francês, e a medalha Luis Federico Leloir, do governo argentino.

Acesse o currículo de Wilson Savino na plataforma Lattes.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
Cancelamento das Eleições 2020 da Sociedade Brasileira de Imunologia
SBI Comunicação
06 de agosto de 2020
Nota de falecimento - A SBI lamenta a morte do imunologista Luiz Rodolpho Raja Gabaglia Travassos
SBI Comunicação
30 de julho de 2020
Nota da Sociedade Brasileira de Imunologia - Fake News sobre convites para treinamento da Organização Mundial de Saúde
SBI Comunicação
29 de julho de 2020