Nota de Falecimento - Pesar pela morte do Prof. Mario Mariano
02 de março de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O Prof. Mario Mariano, figura de espírito eternamente jovem, acreditava no caráter lúdico da ciência. Falecimento ocorreu no dia 28 de fevereiro
Por: Prof. Alexandre Basso

 

O Prof. Mario Mariano graduou-se em Medicina Veterinária pela USP em 1965. Fez Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela USP (1966) e Doutorado em Patologia pela USP (1968). No início da década de 70 trabalhou no Departamento de Patologia do St. Bartholomew’s Hospital Medical College, em Londres, com o pesquisador W.G. Spector. Este período foi determinante para o estabelecimento da linha de pesquisa que visava estudar o macrófago na inflamação crônica, especialmente em lesões granulomatosas. Foi Professor Titular no Departamento de Patologia  da FMVZ-USP, período no qual liderou, em 1978, a criação do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada.

Por volta de 1988, mudou-se para o Departamento de Imunologia do ICB-USP. Após a sua aposentadoria na USP, ao redor de 1997, passou a ser Professor Afiliado da Disciplina de Imunologia no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da EPM-UNIFESP. Neste período, liderou uma linha de pesquisa estudando as células B-1. Foi também Vice-Presidente da SBI na gestão com mandato em 1992-1993.

O Prof. Mario Mariano, figura de espírito eternamente jovem, acreditava no caráter lúdico da ciência. Para ele, o fazer ciência no dia a dia deveria estar permeado pela curiosidade, criatividade e liberdade para fazer qualquer pergunta, exatamente como costuma-se ver nas crianças. Divertia-se ao questionar os paradigmas vigentes na ciência, incluindo aqueles que tinha ajudado a construir. Em suas aulas, enquanto ensinava, gostava de instigar e estimular o questionamento nos mais jovens. Com esse seu jeito, contribuiu de forma marcante na formação de muitos cientistas, entre eles imunologistas e patologistas.

 

 

 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
Assista ao Webinar "Bases imunológicas para a vacina contra a Covid-19"
SBI Comunicação
09 de julho de 2020
Manifesto dos coordenadores das áreas de avaliação da Capes
SBI Comunicação
06 de julho de 2020
Comunicado da Sociedade Brasileira de Imunologia
SBI Comunicação
25 de junho de 2020