Nota de Falecimento - Pesar pela morte do Prof. Mario Mariano
02 de março de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O Prof. Mario Mariano, figura de espírito eternamente jovem, acreditava no caráter lúdico da ciência. Falecimento ocorreu no dia 28 de fevereiro
Por: Prof. Alexandre Basso

 

O Prof. Mario Mariano graduou-se em Medicina Veterinária pela USP em 1965. Fez Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela USP (1966) e Doutorado em Patologia pela USP (1968). No início da década de 70 trabalhou no Departamento de Patologia do St. Bartholomew’s Hospital Medical College, em Londres, com o pesquisador W.G. Spector. Este período foi determinante para o estabelecimento da linha de pesquisa que visava estudar o macrófago na inflamação crônica, especialmente em lesões granulomatosas. Foi Professor Titular no Departamento de Patologia  da FMVZ-USP, período no qual liderou, em 1978, a criação do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada.

Por volta de 1988, mudou-se para o Departamento de Imunologia do ICB-USP. Após a sua aposentadoria na USP, ao redor de 1997, passou a ser Professor Afiliado da Disciplina de Imunologia no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da EPM-UNIFESP. Neste período, liderou uma linha de pesquisa estudando as células B-1. Foi também Vice-Presidente da SBI na gestão com mandato em 1992-1993.

O Prof. Mario Mariano, figura de espírito eternamente jovem, acreditava no caráter lúdico da ciência. Para ele, o fazer ciência no dia a dia deveria estar permeado pela curiosidade, criatividade e liberdade para fazer qualquer pergunta, exatamente como costuma-se ver nas crianças. Divertia-se ao questionar os paradigmas vigentes na ciência, incluindo aqueles que tinha ajudado a construir. Em suas aulas, enquanto ensinava, gostava de instigar e estimular o questionamento nos mais jovens. Com esse seu jeito, contribuiu de forma marcante na formação de muitos cientistas, entre eles imunologistas e patologistas.

 

 

 

Usuário
PUBLICADO POR
comunicação sbi
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
MANIFESTO PÚBLICO a favor do isolamento social como forma de prevenção e contenção da COVID-19
comunicação sbi
25 de março de 2020
Imunologistas criam força-tarefa contra a COVID-19
comunicação sbi
24 de março de 2020
NOVO CORONAVÍRUS - COBERTURA DA SBI NAS REDES SOCIAIS
comunicação sbi
18 de março de 2020