Grupo do Centro de Tecnologia de Vacinas da Fiocruz-Minas/UFMG trabalha com projeto de desenvolvimento de vacina Cov-2 - Plataforma Genética Reversa Influenza
15 de abril de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Com o foco no desenvolvimento de uma vacina contra a SARS-CoV-2, baseada em uma plataforma de vírus influenza recombinantes, este grupo é liderado pelos pesquisadores Ricardo Gazzinelli, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas/MCT e presidente da SBI, e Alexandre Machado, do Centro de Pesquisas René Rachou e presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio). 
O grupo já dispõe de um vírus influenza recombinante defectivo para a multiplicação e capaz de induzir proteção contra gripe em dose única. Atualmente, o grupo está construindo vírus influenza recombinantes carreando porções antigênicas da proteína spike do SARS-CoV-2. Este grupo de pesquisa já possui uma sólida experiência de mais de uma década na utilização do vírus influenza como plataforma para o desenvolvimento de vacinas contra outras doenças. Destaque para o desenvolvimento de um vírus influenza recombinante, desenvolvido em parceria com a pesquisadora Eliane Miyaji, do Instituto Butantan, o qual foi utilizado com sucesso como parte de um protocolo de vacinação capaz de proteger simultaneamente contra a infecção pelo Streptococcus pneumoniae e a influenza em modelo murino.
A pesquisa já conseguiu financiamento através do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (CNPq/FAPEMIG), do qual os pesquisadores fazem parte. Além disso, recentemente, o grupo recebeu recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) para a execução deste projeto, como parte da ação do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O projeto está estabelecido na FIOCRUZ-MINAS e no CT-Vacinas (FIOCRUZ/UFMG), compondo a equipe: dois pesquisadores, quatro pós-doutorandos e três alunos de pós-graduação. Mas, o grupo também conta com a importante colaboração de parceiros como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Butantan, Instituto do Coração, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Universidade de São Paulo.

Pesquisador Alexandre Machado, um dos líderes do grupo

 
“Somos todos combatentes lutando em diferentes fronts contra um inimigo em comum. Cada pesquisador, agência de fomento ou financiador da iniciativa privada interessado em colaborar e contribuir para o desenvolvimento desta proposta, será de grande ajuda no esforço para mitigarmos os danos causados pela pandemia do SARS-CoV-2. Sobretudo, futuramente precisaremos de apoio para a realização dos ensaios clínicos em humanos, os quais são muito caros e para os quais não dispomos de recursos. Sem esses ensaios, não poderemos fazer com que a vacina que estamos desenvolvendo chegue aos postos de saúde do SUS”, explica o pesquisador Alexandre Machado.
 
 
Os trabalhos do grupo já resultaram em artigos científicos: 1) Protective immunity and safety of a genetically modified influenza virus vaccine. Barbosa et al., PLoS One. 2014 Jun 13;9(6). 2) Vaccination using recombinants influenza and adenoviruses encoding amastigote surface protein-2 are highly effective on protection against Trypanosoma cruzi infection. Barbosa et al., PLoS One. 2013 Apr 24;8(4) 3) Prime and boost immunization with influenza and adenovirus encoding the Toxoplasma gondii surface antigen 2 (SAG2) induces strong protective immunity. Machado AV, Caetano BC, Barbosa RP, Salgado AP, Rabelo RH, Garcia CC, Bruna-Romero O, Escriou N, Gazzinelli RT. Vaccine. 2010 Apr 19;28(18):3247-56.
Além disso, os vírus recombinantes desenvolvidos pela equipe têm resultado em pedidos de patente, entre as quais: “Construção de ácido nucleico, vírus influenza recombinante, método para preparar um vírus influenza recombinante, composição e uso”. Já se encontra em fase final de depósito na FIOCRUZ e outros dois pedidos de patente estão em processo de submissão. Os estudos já resultaram na concessão de cinco pedidos de patentes no exterior.
 
 
*Informações concedidas pelo grupo de pesquisa

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024