Nota de Falecimento - A SBI lamenta a morte do imunologista e ex-reitor da UFMG Tomaz Aroldo da Mota Santos
18 de junho de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

A Sociedade Brasileira de Imunologia lamenta a morte do pesquisador Tomaz Aroldo da Mota Santos (76 anos), ocorrida nesta quinta-feira, 18 de junho. O imunologista e membro da SBI faleceu em decorrência de câncer nos rins. 

O corpo do cientista será velado nesta sexta-feira, 19 de junho, das 10h30 às 11h30, no saguão da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha. A UFMG informou que, devido a pandemia de Covid-19, medidas sanitárias e de distanciamento social (10 pessoas por vez no local) serão adotadas.

Tomaz era graduado em Farmácia-Bioquímica pela UFMG (1968), doutor em Bioquímica e Imunologia pela UFMG (1977) e pós-doutor em Imunologia (Instituto Pasteur, Paris, 1986-1988). O imunologista atuava nas áreas de esquistossomose, imunidade adquirida, mastócito e histamina, desenvolvimento e seleção de repertório de linfócitos B. Um dos seus mais importantes trabalhos foi no campo da imunologia da esquistossomose, em parceria com o professor Giovanni Gazzinelli, falecido em janeiro deste ano.

Em sua importante trajetória, o pesquisador foi professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reitor da UFMG na gestão 1994-1998, diretor do Instituto de Ciências Biológicas por dois mandatos (1990-1994 e 2010-2014) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), no biênio 1997-1998. 

A Sociedade presta suas condolências à esposa, filhos e netos. Também convida toda comunidade a ler a matéria da UFMG sobre a vida deste grande cientista neste link. 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
Manifesto dos coordenadores das áreas de avaliação da Capes
SBI Comunicação
06 de julho de 2020
Comunicado da Sociedade Brasileira de Imunologia
SBI Comunicação
25 de junho de 2020
Nota de Falecimento - A SBI lamenta a morte do imunologista e ex-reitor da UFMG Tomaz Aroldo da Mota Santos
SBI Comunicação
18 de junho de 2020