Festival Pint of Science 2020
03 de setembro de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Acontece entre os dias 8 e 10 de setembro, de forma online, o Festival Pint of Science 2020. Ao todo, doze países irão se conectar para discutir ciência de forma leve e descontraída como no bar: Argentina, Bélgica, Brasil, França, Alemanha, Quênia, Noruega, Portugal, Suécia, Tailândia, Reino Unido e Estados Unidos.
Já no Brasil, serão 73 cidades com programações especiais: clique aqui para conferir.
E no fim da noite, às 20h, no canal oficial do Pint of Science Brasil haverá uma programação com um tema muito importante: Sem investimento na ciência, educação e tecnologia, não teremos uma sociedade próspera e independente. É investimento ou morte!. O manifesto está disponível neste link.
 
*Com informações do site oficial do evento
 

SBI no Pint of Science


 
Festival Nacional - No dia 9 de setembro, às 20h, acontece a mesa redonda “Quem tem medo da vacina Chinesa? - Os movimentos anticiência em tempo de pandemia”, com o presidente da SBI, Ricardo Gazzinelli, e o jornalista Iberê Thenório do canal do YouTube Manual do Mundo.
O evento irá questionar os movimentos anticiência nesses tempos de pandemia. Da Revolta das Vacinas aos movimentos anti-vax, por que as pessoas teimam em negar a ciência? E qual é o papel dos divulgadores científicos nesse processo?
Quando: 09/09 (quarta-feira) - 20h
Onde assistir: http://bit.ly/Pint20BR-0909
 
 
 
Pint of  Science Dores do Indaiá - O Instituto Diadorim traz a Dores do Indaiá (MG) e região, o festival Pint of Science. O evento acontece no dia 10 de setembro, online, e contará com um bate-papo entre três cientistas sobre a “Ciência da pandemia”.
Quando: 10/09 (quinta-feira), 18h.
Onde assistir: http://bit.ly/institutodiadorim  
Confira a programação:
18h – A Genética da Covid-19: Como a genética explica as diferentes formas do vírus SARS-Cov-2? Que variantes genéticas entre humanos podem explicar as diferenças na susceptibilidade ou resistência de diferentes pessoas à Covid-19?
Palestrante: Fabrício Rodrigues dos Santos – Biólogo, professor titular de Genética e Evolução da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Diretor técnico do Instituto Diadorim.
18h30 - A Covid-19 grave: como ela se instala e os grupos de risco: Como a infecção pelo novo coronavírus se instala no corpo? Quais os fatores que determinam quais são os grupos de risco para as formas graves da doença? Por que algumas pessoas são assintomáticas ou se curam depois de um período com sintomas moderados?
Palestrante: Ana Maria Caetano Faria - Médica, pesquisadora e professora de Imunologia na UFMG. Membro do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Imunologia. Trabalha com pesquisa há 25 anos nas áreas de imunologia das mucosas e de imunossenescência (o envelhecimento do sistema imune).
19h – Vacina para Covid-19: Breve histórico sobre a origem, biologia e a resposta imune que controla a infecção com o Sars-CoV-2, além de uma discussão sobre as expectativas e incertezas de uma futura vacina para o controle da Covid-19.
Palestrante: Ricardo Tostes Gazzinelli - Professor titular da UFMG, Pesquisador Sênior da Fundação Oswaldo Cruz Minas, Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia.
19h30 – Os pesquisadores respondem as perguntas do público ao vivo 
Para mais detalhes sobre o evento acesse: https://pintofscience.com.br/event/cienciadapandemia https://pintofscience.com.br/events/dores-do-indaia