SBI e a Covid-19
21 de dezembro de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Cobertura da pandemia da Covid-19 nas redes sociais

Desde o início da pandemia, a SBI vem realizando diversas ações contínuas relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Entre as ações, está a produção de conteúdos informativos, tanto para a comunidade científica quanto para o público em geral, com base na literatura publicada e com o suporte de especialistas de cada área imunológica.

Confira as nossas publicações: Facebook e Instagram.

 

Imunologistas criam força-tarefa contra a COVID-19

Em março, imunologistas lançaram um Mapeamento Dinâmico que reuniu diversos grupos brasileiros de pesquisa imunológica na atuação para encontrar soluções contra a Covid-19. A iniciativa liderada pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) propôs uma dinâmica transparente para promover colaborações entre grupos de imunologia e de outras áreas, bem como incentivar o aumento do financiamento à pesquisa.

 

Cientistas brasileiros na luta contra a Covid-19

Desde o aparecimento do Sars-CoV-2, cientistas de todo o mundo correm contra o tempo em busca de respostas para compreender a origem e a transmissão da Covid-19, formas de diagnóstico clínico, tratamentos e desenvolvimento de vacinas. E no Brasil não foi diferente, mesmo em um cenário de incertezas quanto ao financiamento de bolsas, cientistas das mais diversas áreas do conhecimento direcionaram os seus esforços para a pandemia. Ajustes no quadro de colaboradores, mudança de projetos de pesquisa, busca por novos equipamentos e suporte de instituições, e muitas outras ações têm acontecido nos últimos meses dos pesquisadores brasileiros.

Diversos grupos de pesquisas contam com a coordenação e/ou participação de membros da SBI, que através de uma mobilização rápida e organizada, contribuíram para elucidar aspectos importantes da Covid-19. Conheça o trabalho de alguns grupos de pesquisa neste link (matéria publicada em abril/2020).

 

Ações da SBI contra a Covid-19 apresentadas em artigo na Nature Reviews Immunology

A revista científica Nature Reviews Immunology convidou o presidente da International Union of Immunological Societies (IUIS) e os presidentes de 15 sociedades nacionais de imunologia, para compartilharem em um artigo como as entidades e o seus membros contribuíram para o desenvolvimento de pesquisas e ações sobre a pandemia do Sars-CoV-2.

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) foi representada no artigo pelo presidente - Ricardo Gazzinelli, vice-presidente - Karina Bortoluci e secretário geral - Dario Zamboni. O artigo, publicado em setembro, está disponível aqui.

 

Lançamento do site  “Exposição Virtual Covid-19” da SBI

Em outubro, a SBI lançou o site especial dedicado a Covid-19 “Exposição Virtual Covid-19”. O projeto, que contou com financiamento do MCTI e da BD Biosciences, tem como objetivo apresentar de forma clara informações de qualidade, pautadas na ciência, que abrangem desde a origem até o desenvolvimento de vacinas contra o Sars-CoV-2. Clique aqui para acessar.

 

Imunologia na mídia

Neste ano marcado pela pandemia, muitos membros da Sociedade colaboraram com matérias jornalísticas na mídia convencional, participando de entrevistas em veículos como Folha de São Paulo, Estadão, Veja Saúde, TV Globo, Globo News, TV Cultura, Band News, CNN Brasil, BBC Brasil, G1, UOL, entre outros. Além disso, também houve participação em inúmeras lives e webinars.

Em abril, a SBI realizou a coletiva de imprensa "Soluções de saúde para Covid-19: panorama das pesquisas no Brasil e nos EUA e sistema imune em tempos de confinamento", em parceria com a Agência Bori e com o apoio da RedeComCiência.

Seja para desmascarar Fake News, explicar o funcionamento do sistema imunológico, falar sobre as vacinas, entre muitos outros assuntos, a imunologia brasileira conquistou espaço na mídia para levar ciência com credibilidade para o público.

Nosso agradecimento a todos os imunologistas que cooperaram com as demandas da imprensa!

 

Criação do Comitê Científico

Sob a presidência do pesquisador e imunologista, João Viola, o Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) foi criado para orientar e avaliar os materiais científicos produzidos pela entidade sobre o novo coronavírus. O Comitê é formado por pesquisadores voluntários de reconhecidas competências em suas áreas de atuação. Clique aqui para conhecer os integrantes.

 

Criação do Departamento de Imunologia Clínica

A criação do Departamento de Imunologia Clínica da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) vem ao encontro das demandas cada vez mais proeminentes da entidade em atuar na interface entre a Imunologia básica com a clínica e da participação da SBI em diversas questões científicas, inclusive aquelas que surgiram durante a pandemia do novo coronavírus.

O objetivo desta iniciativa é apoiar oficialmente a interação entre estas duas áreas, através da aplicação dos pilares do conhecimento em Imunologia, assim como dos avanços das pesquisas na área, aos estudos de novas terapias, vacinas e entendimento das intervenções terapêuticas de base imunológica. Clique aqui para conhecer os integrantes.

 

Compromisso na difusão de informações embasadas na ciência

A SBI se comprometeu a emitir pareceres e notas técnicas sobre os aspectos da Covid-19, contribuindo para difundir informações embasadas na ciência que foram divulgados tanto entre especialistas quanto para a população em geral, através das redes sociais e imprensa. O ‘Parecer Científico da SBI sobre a utilização da Cloroquina/Hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19’ pode ser lido neste link e  a ‘Nota Técnica da SBI sobre o desenvolvimento e eficácia de vacinas para a Covid-19’, pode ser acessada aqui.

 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024
Desvendando a resposta antitumoral: Células TCD8+ utilizam a rota do NKG2D no combate a tumores cerebrais
SBI Comunicação
24 de janeiro de 2024
Células T CD8+ virtuais de memória na alopecia areata: um desafio cabeludo
SBI Comunicação
28 de novembro de 2023