Estudo, publicado na Gut Microbes, investiga papel das fibras alimentares no controle da inflamação à infecção pelo Sars-CoV-2
18 de março de 2021

Um estudo conduzido na Universidade de Campinas (Unicamp) demonstrou que compostos produzidos a partir da quebra de fibras alimentares podem reduzir um gene importante para a entrada viral nas células e em um receptor que favorece a inflamação causada pela Covid-19.

Os resultados do estudo, publicado na revista Gut Microbes, sugerem que uma dieta rica em fibras poderia ter papel no controle da inflamação associada à infecção pelo Sars-CoV-2. Mas, segundo a pesquisa, isso não evitaria a entrada ou replicação do vírus no intestino.

O estudo foi coordenado pelos pesquisadores Raquel Franco Leal, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Marco Aurélio Ramirez Vinolo, professor do Instituto de Biologia (IB-Unicamp).

Mais informações na matéria da Agência Fapesp: https://mla.bs/85364dba

O artigo está disponível no link: https://mla.bs/c184c30f

Autores: Lívia Bitencourt Pascoal, Patrícia Brito Rodrigues, Lívia Moreira Genaro, Arilson Bernardo dos Santos Pereira Gomes, Daniel Augusto Toledo-Teixeira, Pierina Lorencini Parise, Karina Bispo-Dos-Santos, Camila Lopes Simeoni, Paula Veri Guimarães, Lucas Ildefonso Buscaratti, João Gabriel De Angeli Elston, Henrique Marques-Souza, Daniel Martins-de-Souza, Maria De Lourdes Setsuko Ayrizono, Lício Augusto Velloso, José Luiz Proenca-Modena, Pedro Manoel Mendes Moraes-Vieira, Marcelo Alves Silva Mori, Alessandro Santos Farias, Marco Aurélio Ramirez Vinolo and Raquel Franco Leal.