Plataforma online possibilita monitoramento dos casos de Covid-19 no Brasil
05 de abril de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus
Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Chile desenvolveu uma ferramenta online de georreferenciamento que pode auxiliar na vigilância de epidemias, como a de Covid-19, ao permitir visualizar a geolocalização ao longo do tempo de casos de infecção, de óbito ou de pessoas vacinadas contra a doença no Brasil. A plataforma possibilita aos gestores de saúde rastrear surtos ou a distribuição de vacinas em diferentes níveis, como em um estado, cidade, bairro, rua e até mesmo em um edifício residencial.
“A ferramenta foi criada para facilitar a visualização de dados epidemiológicos por gestores de saúde e, desse modo, ajudá-los a identificar de forma dinâmica mudanças na evolução da epidemia, como aumento do número de infectados em uma região, rastrear surtos em tempo real e tomar decisões para minimizar os efeitos”, afirmou em entrevista à Agência Fapesp, Helder Nakaya, vice-diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP) e coordenador do projeto.
A ferramenta, chamada Outbreak, foi desenvolvida com apoio da Fapesp, está disponível gratuitamente e foi descrita em um artigo publicado na plataforma arXiv, ainda sem revisão por pares.
> Saiba mais sobre a Outbreak na matéria da Agência Fapesp: https://mla.bs/da8c7edb
Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
A ORQUESTRA DAS PLAQUETAS: reprogramando células T reguladoras e macrófagos M2 na resolução da inflamação pulmonar
Vânia Bonato
04 de outubro de 2021
A sinalização de anafilatoxinas favorece o processo de maturação da afinidade
Vânia Bonato
29 de setembro de 2021
Linfócito T folicular regulador (TFR) – um novo protagonista na progressão tumoral via restrição da eficácia do tratamento com anticorpos contra PD-1
Vânia Bonato
24 de setembro de 2021