Pesquisadores publicam artigo de revisão que analisou os mecanismos utilizados pelas bactérias para atacar espécies competidoras
06 de abril de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) publicou uma revisão de mais de 200 artigos que analisou os mecanismos que as bactérias utilizam para atacar espécies competidoras. Além disso, a revisão apontou que as bactérias podem desenvolver resistência naturalmente. O artigo foi publicado no Journal of Bacteriology.

O principal alvo das bactérias nessas “batalhas” microscópicas, analisado pelo grupo, é o peptidoglicano – polímero composto por açúcares e aminoácidos que forma a parede celular, responsável por dar resistência e forma à bactéria.

Segundo os pesquisadores, o estudo dos mecanismos de imunidade natural das bactérias pode ajudar a prever futuros desenvolvimentos de resistência a antimicrobianos.

Saiba mais na matéria publicada pelo ICB-USP: https://mla.bs/0e62f32c

Autores: Stephanie Sibinelli-Sousa, Julia Takuno Hespanhol, Ethel Bayer-Santos.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócito T folicular regulador (TFR) – um novo protagonista na progressão tumoral via restrição da eficácia do tratamento com anticorpos contra PD-1
Vânia Bonato
24 de setembro de 2021
Células linfoides inatas do tipo 2: Uma nova perspectiva na terapêutica antitumoral de melanoma
Vânia Bonato
20 de setembro de 2021
Entenda porque pessoas mais velhas possuem maior inflamação e danos em órgãos remotos
Vânia Bonato
17 de setembro de 2021