Pesquisadores publicam artigo de revisão que analisou os mecanismos utilizados pelas bactérias para atacar espécies competidoras
06 de abril de 2021

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) publicou uma revisão de mais de 200 artigos que analisou os mecanismos que as bactérias utilizam para atacar espécies competidoras. Além disso, a revisão apontou que as bactérias podem desenvolver resistência naturalmente. O artigo foi publicado no Journal of Bacteriology.

O principal alvo das bactérias nessas “batalhas” microscópicas, analisado pelo grupo, é o peptidoglicano – polímero composto por açúcares e aminoácidos que forma a parede celular, responsável por dar resistência e forma à bactéria.

Segundo os pesquisadores, o estudo dos mecanismos de imunidade natural das bactérias pode ajudar a prever futuros desenvolvimentos de resistência a antimicrobianos.

Saiba mais na matéria publicada pelo ICB-USP: https://mla.bs/0e62f32c

Autores: Stephanie Sibinelli-Sousa, Julia Takuno Hespanhol, Ethel Bayer-Santos.