Retrospectiva Immuno 2021: Confira o que aconteceu e os highlights do evento
06 de outubro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Aconteceu, entre os dias 26 e 28 de setembro, o 45º Congresso Anual da SBI, o IMMUNO 2021. De forma inédita, o congresso foi realizado totalmente online. 

A programação científica reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros abordando diferentes aspectos da resposta imune, incluindo imunometabolismo; imunidade a infecções; imunologia tumoral; imunologia de mucosa; microbioma; biologia de sistemas; morte celular; sensores inatos; neuroinflamação e é claro COVID-19, da resposta imune ao SARS-CoV-2 à patogênese da doença, passando pelas vacinas.

“Foi um desafio realizar de forma virtual um congresso tão tradicional, mas, o resultado foi muito positivo, tivemos uma excelente participação do público. Pessoas que antes não conseguiam ir até o evento presencial tiveram a oportunidade de participar nesta edição online e acompanhar o evento”, comenta o presidente da SBI, Ricardo Gazzinelli. “Procuramos manter as atividades o mais próximo possível do que seria em um evento presencial, proporcionando aos congressistas a melhor experiência dentro de um ambiente virtual”, completa.

                                                          Hall do Congresso

Durante os três dias de evento, além das sessões do programa científico, os congressistas puderam acompanhar as apresentações de E-poster, visitar e participar das atividades promovidas pelos patrocinadores na Feira de Expositores e ainda ingressar em um espaço de networking na plataforma do congresso.

                                                          Feira de Expositores

 

PRÊMIOS

Thereza Kipnis

O Prêmio Thereza Kipnis é concedido pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) a pesquisadores em início de carreira, incluindo jovens pesquisadores e alunos de pós-graduação, pelo melhor trabalho científico na área de imunologia translacional ou aplicada. A vencedora foi anunciada durante a cerimônia de encerramento do Congresso:

  • Daniele Carvalho Bernardo Nascimento (USP-Ribeirão Preto)

 

Prêmio BD Pesquisador SBI

O objetivo desta premiação é incentivar a técnica de citometria de fluxo multiparamétrica no Brasil. O prêmio é concedido em parceria entre a SBI e a BD Biosciences, sendo duas categorias: “Prêmio Jovem Pesquisador” e “Prêmio Pesquisador”.

Conheça os vencedores:

  • Prêmio Jovem Pesquisador 2021:

            Juliete Scholl (UFRGS)

            Marina Agostinho (IFF- Fiocruz-RJ)

  • Prêmio Pesquisador 2021:

            Diego Costa (FMRP-USP)

 

Poster Awards

O Poster Awards visa reconhecer os trabalhos apresentados por alunos durante o Congresso, elegendo um vencedor e uma menção honrosa para cada categoria. Confira abaixo os selecionados deste ano:

  • Undergrade student
    • Menção honrosa: Tomás Gazzinelli Marçal (UFJF)
    • Vencedor: Thaís de Oliveira Passos (UFRJ)
  • Master
    • Menção honrosa: Amanda de Matos Becerra (USP-Ribeirão Preto)
    • Vencedor: Philippe Caloba Oliveira de Mattos Cruz (UFRJ)
  • Ph.D
    • Menção honrosa: Beatriz Marton Freire (Unifesp)
    • Vencedor: Guilherme Afonso Melo (UFRJ)
  • Posdoctoral
    • Menção honrosa: Edismauro Garcia Freitas Filho (USP-Ribeirão Preto)
    • Vencedor: Diego Luís Costa (USP-Ribeirão Preto)

                                                      Cerimônia de encerramento

 

Assembleia Geral da SBI

No dia 28 de setembro, aconteceu a Assembleia Geral da SBI realizada durante o congresso e destinada aos associados da Sociedade. A reunião apresentou relatório da gestão 2020-2021, balanço financeiro do período e preliminar do Immuno 2021.

No evento, também foram apresentadas informações sobre o congresso temático 2022, o Immuno Metabolism, que será realizado na cidade de São Paulo entre os dias 10 e 15 de setembro (clique aqui para mais informações).

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
A ORQUESTRA DAS PLAQUETAS: reprogramando células T reguladoras e macrófagos M2 na resolução da inflamação pulmonar
Vânia Bonato
04 de outubro de 2021
A sinalização de anafilatoxinas favorece o processo de maturação da afinidade
Vânia Bonato
29 de setembro de 2021
Linfócito T folicular regulador (TFR) – um novo protagonista na progressão tumoral via restrição da eficácia do tratamento com anticorpos contra PD-1
Vânia Bonato
24 de setembro de 2021