Estudo avalia inflamação na COVID-19 grave em indivíduos com diabetes
08 de outubro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Desde o início da pandemia, já se sabia que o Diabetes mellitus era um fator de risco para a forma grave da COVID-19. No entanto, os mecanismos envolvidos nessa evolução eram pouco conhecidos. Diante disso, um grupo de pesquisadores avaliou se a inflamação crônica de baixo grau induzida pelo diabetes estaria envolvida no agravamento da COVID-19. Os cientistas analisaram dados clínicos e amostras de sangue de pacientes com e sem diabetes internados com o SARS-CoV-2.

 

Liderado pela pesquisadora Natália Tavares (Fiocruz-Bahia), o grupo avaliou os mediadores inflamatórios e células mononucleares para análise da expressão gênica. A pesquisa foi publicada na revista científica Diabetes.

Os resultados indicam que a diabetes pode induzir um perfil pró-inflamatório nas células circulantes do sistema imunológico com aumento da expressão dos genes ACE2 e ALOX5, tornando-as mais propensas à invasão do novo coronavírus.

“Nossa pesquisa identificou que diabéticos com COVID-19 apresentam aumento na expressão de ACE2/TMPRSS2 (receptor do vírus SARS-CoV-2) e ALOX5 (enzima que produz leucotrieno B4) em células mononucleares do sangue periférico em comparação com não-diabéticos com COVID-19. Os níveis de leucotrieno B4 na circulação dos diabéticos também é maior quando comparados com não-diabéticos, sugerindo que o diabetes induz um estado pró-inflamatório mais exacerbado na COVID-19, com potencial aumento na susceptibilidade à infecção. Mais importante, o aumento na expressão desses genes foi predominante nos pacientes diabéticos em necessidade de assistência em UTI, que apresentam maior grau de lesão pulmonar e tempo de doença. Em conjunto, nossos achados sugerem que o aumento na expressão de ALOX5 e consequente níveis sistêmicos de leucotrieno B4 são mecanismos envolvidos no agravamento da COVID-19 em diabéticos”, explica a pesquisadora Natalia Machado Tavares.

> O artigo está disponível no link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34417262/

 

Autores: Icaro Bonyek-Silva, Antônio Fernando Araújo Machado, Thiago Cerqueira-Silva, Sara Nunes, Márcio Rivison Silva Cruz, Jéssica Silva, Reinan Lima Santos, Aldina Barral, Pablo Rafael Silveira Oliveira, Ricardo Khouri, C Henrique Serezani, Cláudia Brodskyn, Juliana Ribeiro Caldas, Manoel Barral-Netto, Viviane Boaventura, Natalia Machado Tavares.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025