Estudo identifica que o vírus Zika pode atacar o intestino e causar inflamações no órgão
27 de janeiro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Uma pesquisa inédita desenvolvida no Laboratório de Imunologia e Inflamação da Universidade de Brasília (Limi/UnB) identificou que o vírus Zika (ZIKV) pode atacar o intestino e causar modificações na microbiota intestinal, alterando a composição de bactérias que constituem o órgão. O estudo, publicado na revista Scientific Reports, também apontou o desencadeamento de intensa inflamação no local ocasionada pela doença.

Parte da equipe responsável pela pesquisa, em ordem: os pesquisadores Rafael Correa, Heloísa Braz, Kelly Magalhães, Raquel Almeida e Gabriel Pasquarelli (reprodução UnBCiências - arquivo pessoal).

A pesquisa, coordenada pela cientista Kelly Magalhães, identificou que a mudança da microbiota consequente da infecção pelo ZIKV pode causar danos no epitélio intestinal e um intenso recrutamento de leucócitos para a mucosa intestinal. A cientista ressalta ainda, a importância de uma alimentação saudável e o uso de probióticos, como uma possível forma de reverter os danos na microbiota intestinal causados pela infecção pelo ZIKV.

Os cientistas analisaram a composição da microbiota intestinal de camundongos infectados com ZIKV. Os dados mostraram que a infecção pelo vírus desencadeou a diminuição significativa de bactérias pertencentes aos filos Actinobateria – que desempenham importante papel na regulação da atividade intestinal normal – e Firmicutes – que possui tanto gêneros com atividade imunomodulatória benéfica como espécies associadas à indução de inflamação. Por outro lado, também observou-se aumento em bactérias dos filos Deferribacteres – relacionadas ao balanço de ferro no intestino – e Spirochaetes – entre as quais, muitas têm ação patogênica –, em comparação aos camundongos não infectados.

> Saiba mais sobre o estudo na matéria publicada no site UnBCiência: https://mla.bs/8c88fa49
> O artigo está disponível em: https://mla.bs/966f7a23
Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025