SBI apoia nota da ABC e SBPC contra redução de recursos do FNDCT
01 de novembro de 2024
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) apoia a nota conjunta divulgada nesta sexta-feira (01) pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na qual as entidades expressam o seu protesto contra a possível redução de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), conforme anunciado no contexto de cortes do Orçamento da União.

As entidades destacam que o FNDCT, por lei, é mantido com recursos específicos e não impacta o orçamento federal diretamente, e sua transferência para outras rubricas, constituiria um desvio de sua finalidade.

Leia a nota na íntegra:

CIÊNCIA QUER MANTER O FUNDO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO 

A Academia Brasileira de Ciências – ABC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC manifestam sua estranheza e expressam seu protesto ante as notícias de que o Governo Federal pretenderia reduzir os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, destinados à ciência, tecnologia e inovação, a pretexto do corte de gastos anunciado no Orçamento da União. Lembramos, em primeiro lugar, que o FNDCT tem sua fonte em recursos específicos, que não podem ser utilizados, legalmente, para outros fins. Ele não onera o Orçamento do Governo Federal. Portanto, seus recursos deveriam ser respeitados, não podendo ser transferidos para outras rubricas, o que constituiria um desvio de sua finalidade.

Em segundo lugar, após anos de limitação dos valores para a pesquisa científica, esta necessita ser fortemente estimulada, se quisermos que o Brasil desenvolva seus potenciais econômicos e sociais. O FNDCT é a principal fonte pública de financiamento à ciência, tecnologia e inovação – setores dos quais depende o progresso nacional como, por exemplo, a implementação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) anunciado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 5a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Finalmente, passamos o anterior mandato presidencial lutando pelo respeito à lei do FNDCT, movidos pela convicção de que da ciência depende o futuro do País. Com a posse do atual Governo, saudamos a recomposição do Fundo, não deixando, porém, de lutar por recursos que permitam a realização de nossas potencialidades, naturais e humanas. Por isso mesmo, expressamos nossa surpresa ao ver que, ao contrário do que foi sinalizado durante a transição de governo, está sendo cogitada a redução dos investimentos necessários para o progresso, não apenas da ciência, como do Brasil.

 

1 de novembro de 2024.

 

HELENA BONCIANI NADER

      Presidente da ABC

 

RENATO JANINE RIBEIRO

Presidente da SBPC

Clique aqui para fazer o download da nota.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Uma via imunoendócrina dependente de IFN-γ promove redução da glicemia para potencialização da resposta imunológica antiviral
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
Restrições alimentares e hídricas aumentam a suscetibilidade a patógenos resistentes a antimicrobianos
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
A descoberta dos microRNAs e sua função na regulação da expressão gênica levou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2024
SBI Comunicação
08 de outubro de 2024