Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias
25 de abril de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

De 22 a 29 de abril, é celebrada a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, uma iniciativa global de conscientização sobre mais de 400 tipos de doenças genéticas raras que afetam diretamente o sistema imunológico.

As imunodeficiências primárias (IDPs) comprometem a capacidade do corpo de combater infecções comuns, que, nesses casos, tornam-se frequentes, graves ou de difícil tratamento. Embora muitos quadros sejam diagnosticados na infância, é possível que os sintomas apareçam apenas na fase adulta, o que torna o conhecimento sobre os sinais ainda mais essencial.

Infecções respiratórias recorrentes, diarreias persistentes, necessidade frequente de antibióticos ou internações constantes podem ser indicativos de uma IDP. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para garantir mais qualidade de vida às pessoas com essa condição.

Conscientizar profissionais da saúde, pacientes e familiares é o primeiro passo para transformar a realidade de quem convive com uma imunodeficiência primária.