Imunologista brasileiro é destaque internacional na pesquisa contra o câncer
25 de abril de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O imunologista brasileiro Daniel De Carvalho foi reconhecido com o prêmio Peter Gilgan Canada Gairdner Momentum Award 2025, por suas contribuições científicas na área de epigenética e imunologia do câncer.

O prêmio reconhece sua descoberta fundamental do papel de elementos transponíveis na regulação da imunidade antitumoral por meio do mimetismo viral, com implicações transformadoras para o desenvolvimento de terapias oncológicas.

Além disso, Daniel liderou a criação de um teste sanguíneo inovador para a detecção precoce do câncer,  a classificação tumoral e o monitoramento da resposta ao tratamento.

Em 2009, o imunologista concluiu o seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do Prof. Gustavo P. Amarante-Mendes. Atualmente, ele é cientista sênior no Princess Margaret Cancer Centre (University Health Network - Canadá) e  professor no Departamento de Biofísica Médica (Universidade de Toronto).

Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=i-br3sEzQ_s 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Quando a gripe atinge o coração: células do sistema imunológico transportam o vírus da influenza A e desencadeiam lesão cardíaca
SBI Comunicação
25 de março de 2026
Nova Conexão Intestino-Pele: Como um Metabolito Microbiano Impulsiona a Inflamação da Psoríase
SBI Comunicação
16 de dezembro de 2025
O Papel Surpreendente dos Nociceptores na Regulação da Inflamação durante a Fibrose pulmonar
SBI Comunicação
12 de novembro de 2025