Cientista brasileiro José Marcos Ribeiro é eleito para a National Academy of Sciences dos Estados Unidos
07 de maio de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

 

O Dr. José Marcos Ribeiro, médico e pesquisador do Laboratório de Entomologia Médica do National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID), National Institutes of Health (NIH) dos EUA, foi um dos quatro cientistas eleitos em 2025 como membro da prestigiada National Academy of Sciences (NAS) dos Estados Unidos.

 

Dr. Ribeiro é pesquisador sênior no NIAID/NIH, onde lidera pesquisas inovadoras sobre a biologia de vetores. Seu trabalho desvenda a complexa diversidade bioquímica de substâncias presentes nas glândulas salivares de insetos como barbeiro (vetor da Doença de Chagas), flebotomíneos (vetor das leishmanioses) e carrapatos hematófagos, revelando alvos moleculares com potencial para o desenvolvimento de vacinas contra doenças transmitidas por esses vetores.

 

Neste mesmo ano, também foi eleito membro da NAS o Dr. David L. Sacks, cujo trabalho sobre a resposta imunológica à Leishmaniose mantém forte conexão com a ciência brasileira. O Dr. Sacks tem contribuído de forma significativa para a formação de imunologistas no Brasil, por meio de colaborações com pesquisadores como Elvira Saraiva (UFRJ), Paulo Pimenta e Nágila Secundino (FIOCRUZ-MG), e Flavia Ribeiro-Gomes (FIOCRUZ-RJ), entre outros.

 

A Sociedade Brasileira de Imunologia saúda o Dr. José Marcos Ribeiro por essa relevante conquista e reafirma a importância da atuação de cientistas brasileiros na pesquisa internacional de excelência.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025