Anvisa aprova Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra dengue no mundo
27 de novembro de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Ontem (26/11) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a Butantan-DV, vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, a  primeira do mundo em dose única, para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos.

Desenvolvida com tecnologia de vírus vivo atenuado, método já utilizado em diversas vacinas no Brasil, o imunizante apresentou os seguintes resultados no público de 12 a 59 anos: 74,7% de eficácia geral; 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue. O estudo, publicado no New England Journal of Medicine (https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2301790) foi conduzido entre 2016 e 2024, tendo entre seus autores vários imunologistas associados à Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). Nele, a Butantan-DV foi avaliada em mais de 16 mil voluntários residentes em 14 estados brasileiros.

A produção em larga escala da vacina Butantan-DV será feita através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o laboratório chinês Wu Xi. Com o parecer favorável, o imunizante deverá ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O início da vacinação deve acontecer ainda em dezembro deste ano, segundo o Ministério da Saúde.

Mais informações na nota publicada pelo Instituto Butantan: https://butantan.gov.br/noticias/vacina-da-dengue-do-instituto-butantan-primeira-do-mundo-em-dose-unica-e-aprovada-pela-anvisa e na matéria da Revista Pesquisa FAPESP https://revistapesquisa.fapesp.br/anvisa-aprova-vacina-do-butantan-contra-a-dengue/