Nesta 2ª edição do Concurso Cultural “Apaixonados por Imunologia”, a paixão pela ciência foi vista em textos, vídeos, crônicas, animações, jogos didáticos, cartazes informativos e outros formatos. Mais uma vez, os participantes desta comunidade imunológica mostraram que a criatividade e a ciência caminham lado a lado. A arte é uma ferramenta muito importante para a divulgação científica e popularização da ciência.
A SBI agradece e parabeniza a todos que participaram desta 2ª edição do Concurso Cultural Apaixonados por Imunologia!
Confira abaixo os vencedores desta edição, que contou com o patrocínio da BD Biosciences em todas as categorias. A premiação é um voucher no valor de R$ 2.500,00 em produtos BD por categoria.
Audiovisual
Com 75% dos votos, o vencedor da categoria Audiovisual foi o vídeo “Stop motion: Ativação de linfócitos T”, produzido pela doutoranda no Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária da Fiocruz/IOC, Katherine Kelda Gomes de Castro. A animação utiliza a técnica de Stop motion com massa de modelar para explicar de forma lúdica a ativação de linfócitos T.
Artes Gráficas
Com 60% dos votos, o infográfico sobre as características do sistema imune de cães e gatos foi o vencedor na categoria Artes Gráficas. O trabalho foi elaborado por Thamires Carvalho da Luz, Leonardo Ribas Pacheco, Mariana Oliveira Mendes e Flaviane Alves de Pinho da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O infográfico foi desenvolvido para auxiliar, de forma lúdica, os estudantes da disciplina “Imunologia Aplicada à Saúde e Produção Animal” - pertencente ao Departamento de Anatomia, Patologia e Clínicas, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA.
Artes Textuais
Nesta categoria, com 75% dos votos, o trabalho “As divertidas versões sobre o sistema imunológico contra o inimigo” foi o vencedor. O texto utiliza a fantasia como uma ferramenta para explicar o funcionamento do sistema imunológico. Os autores narram uma história apresentando as células do organismo como poderosos soldados que combatem diversos inimigos, os microrganismos. O trabalho foi desenvolvido por Leonardo Ribas Pacheco, Thamires Carvalho da Luz, Mariana Oliveira Mendes e Flaviane Alves de Pinho da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Imagem de Citometria
Na categoria de Imagem de Citometria, o trabalho vencedor, com 100% dos votos, foi o da Gislane de Almeida Santos. A imagem "Coração em chamas - expressão de CD39 em Linfócitos T CD4+, provenientes do pulmão de camundongos C57BL/6 infectados por Mycobacterium tuberculosis" é uma análise de redução dimensional de células T CD4+ concatenadas, realizada utilizando os Plugins Downsample v.3.3 and tSNE v.2.0, ambos vinculados ao software FlowJo. O objetivo deste projeto é entender como a ectoenzima CD39 atua no controle da resposta inflamatória durante a tuberculose pulmonar experimental, através da clivagem de ATP extracelular e contribuição para a geração de adenosina.
Redes Sociais
O projeto "LIBS UFC: Imunodifusão Científica Lives" é o vencedor da categoria Redes Sociais com 60% dos votos. As transmissões ao vivo pelo Instagram, resultado da parceria do projeto Imuno Ensina UFC com o LIBS, têm a proposta de levar orientações sobre a Covid-19 para a população. O conteúdo divulgado reforça a importância do distanciamento social e adoção de medidas de higiene, além de combater ativamente a disseminação de fake news através das redes sociais. O grupo é formado por: Paula Goes Pinheiro Dutra, Edson Holanda Teixeira, Aryane de Azevedo Pinheiro, João Victor Bezerra da Silva, Ana Beatriz Albuquerque de Lima, Francisco David Araújo da Silva, Gabriel Caetano de Souza e Letícia Maria Chaves Brígido.
Surpreenda
Já com 75% dos votos, o vencedor da categoria Surpreenda é o “Jogo: Cara a Cara com o Sistema Imune”. O projeto foi elaborado pela Sandra Marcia Muxel e Juliane Cristina Ribeiro Fernandes, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. O projeto é uma maneira divertida de aprender sobre os componentes do sistema imune e suas características, com a dinâmica de um jogo clássico de tabuleiro. As cartas apresentam quem são as "caras": células, moléculas e órgãos linfoides. Os ícones representam as características que cada "cara" apresenta, como por exemplo, a localização na membrana, produção de citocinas e/ou grânulos, indução de morte celular, entre outros. A proposta do jogo é ser uma ferramenta de aprendizado e não só de teste de conhecimentos.
Premiação
Até o dia 16 de junho, a Sociedade Brasileira de Imunologia entrará em contato, por e-mail, com os ganhadores para realizar a entrega do prêmio
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Conteúdo Publicitário
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Edital
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Especial Doença de Chagas
- Eventos
- Exposição COVID-19 da SBI
- História da Imunologia no Brasil
- Immuno 2018
- Immuno2019
- Immuno2021
- Immuno2022
- Immuno2023
- Immuno2025
- IMMUNOLAC
- Immunometabolism2022
- Imune
- Imune - o podcast da SBI
- ImunoWebinar
- Institucional
- IUIS
- Luto
- NeuroImmunology 2024
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- o podcast da SBI
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI 50 ANOS
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- SNCT 2022
- Webinar
- WORKSHOP