Edital 4ª Edição do Concurso Cultural “Apaixonados por Imunologia”
26 de abril de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Edital Concurso Cultural Apaixonados por Imunologia - edição 2023

Dispõe sobre concurso cultural que premiará vídeos de divulgação científica produzidos por associados e colaboradores com temática relacionada à imunologia.

Art. 1º A Diretoria, formada pelos(as) associados(as) Ana Maria Caetano Faria, como presidente, Alexandre Salgado Basso, como vice-presidente, Walderez Ornelas Dutra, como secretária-geral, Tatiani Uceli Maioli, como tesoureira, e João Trindade Marques, como primeiro secretário, torna público o presente edital que contém as normas que deverão reger o Concurso Cultural “Apaixonados por Imunologia”, iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI).

DOS OBJETIVOS

Art. 2º O objetivo do presente concurso é reconhecer o potencial criativo de estudantes, de pesquisadores e de demais profissionais que atuam, dão suporte e/ou se identificam com a área da Imunologia, promovendo novas percepções sobre a ciência e estimulando seu desenvolvimento por meio de ações de educação e divulgação científica.

Art. 3º Este concurso integra as ações oficiais, em âmbito nacional e internacional, da Sociedade Brasileira de Imunologia para o Dia Internacional da Imunologia, celebrado no dia 29 de Abril.

Art. 4º Como desdobramentos, os trabalhos selecionados poderão vir a compor obra bibliográfica ao término do processo, bem como dar origem a exposições/exibições presenciais e/ou virtuais com o objetivo de promover diálogos e ações nas temáticas de imunologia, arte, cultura, educação e promoção da ciência.

Art. 5º Será dada ampla divulgação a este edital nos meios digitais.

DA ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM 

Art. 6º Os materiais apresentados deverão ser de caráter inédito e criados em função do Concurso Cultural, não tendo sido outrora divulgados ou utilizados em outros meios. Os materiais apresentados deverão ser autorais já produzidos e/ou criados em função do Concurso Cultural.

Art. 7º Será de responsabilidade do(a) participante garantir a autenticidade da obra. A SBI não se responsabilizará por eventuais conflitos referentes a direitos autorais.

Art. 8º Ao submeter seu trabalho, o(a) participante aceita automaticamente os termos de cessão de direitos de edição, exibição e divulgação do material.

Art. 9º O concurso é voltado para pessoa física, mesmo que representando uma ação realizada por instituição jurídica.

DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

Art. 10º Serão aceitos trabalhos realizados em coautoria - com no máximo 03 (três) autores - contanto que pelo menos um membro do grupo esteja regularmente associado e adimplente à SBI no momento da inscrição.

  • 1º Cada participante ou grupo pode inscrever apenas um vídeo por categoria.

Art. 11º Os vídeos devem ter no máximo 03 (três) minutos de duração, formato mp4 e dimensão 1920x1080 (vídeo horizontal). Além de se enquadrar em uma das três categorias do concurso, a saber: “ImunoConceitos”, “Imunologia para Saúde Pública” e “ImunoLife”.

Art. 12º No início do vídeo deverá conter uma capa com fundo branco durante 05 segundos, com as seguintes informações: título do vídeo, nome(s) do(s) autor(es), universidade, categoria inscrita e logo da SBI.

Art. 13º Todo o material deverá ser enviado até o dia 19 de maio de 2022 via este formulário de inscrição. Dúvidas deverão ser direcionadas para o email sbicomunicacao@gmail.com.

SOBRE CADA CATEGORIA

Art. 14º As categorias contempladas neste edital são:

- ImunoConceitos: focada em simplificar conceitos de imunologia ao público leigo e/ou de outras áreas;

- ImunoLife: focada em mostrar como é o dia a dia do imunologista, aspectos da vida acadêmica e da profissão (seja ela na área de pesquisa, ensino ou clínica);

- Imunologia para Saúde Pública: focada em abordar tópicos relevantes da imunologia para a saúde pública como a importância da vacinação, imunoterapias no tratamento do câncer, tipos e tratamentos contra doenças imunológicas, parasitárias e infecciosas, entre outros assuntos.

DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 15º A avaliação será realizada em 02 (duas) etapas:

  • 1º Primeira etapa - Os vídeos submetidos serão avaliados por uma comissão designada pela SBI.

Pontuação: Cada vídeo será avaliado por pelo menos dois avaliadores independentes que atribuirão uma nota de 0 a 10 seguindo os critérios:  adequação ao tema, linguagem, criatividade e conceito técnico imunológico. A pontuação final de cada vídeo será a média das notas dos avaliadores.

Os três vídeos em cada categoria que obtiverem as maiores pontuações serão selecionados para a segunda etapa.

  • 2º Segunda etapa  - Votação popular

Os três vídeos de cada categoria, selecionados na Primeira Etapa, serão divulgados no Instagram oficial da SBI @sbi.imuno para votação popular no período de 13 a 19 de junho (até às 17h). A votação pública será realizada através do “like” no vídeo que estará disponível no feed da SBI.

  • 2º Pontuação

Dentre os vídeos classificados, será atribuída nota máxima 10 (dez), aos vídeos que obtiverem o maior número de likes no Instagram, sendo aos demais vídeos atribuída uma nota proporcional.

Nota final: Será vencedor em cada categoria o vídeo que obtiver maior nota no somatório da Etapa 1 – Nota Técnica (peso 7) + Etapa 2 – nota da Votação Popular (peso 3).

SOBRE AS PREMIAÇÕES

Art. 16º Cada vencedor(a)/grupo vencedor de cada categoria estabelecida neste concurso será premiado com isenção na inscrição do congresso da SBI IMMUNO 2023 - todas as demais despesas como passagem área, alimentação, hospedagem, etc, serão de total responsabilidade dos premiados -  e isenção nas inscrições dos cursos online realizados pela SBI durante o ano de 2023.

DOS PARTICIPANTES 

Art. 17º O concurso cultural é destinado para maiores de 18 anos.

Art. 18º Podem participar brasileiros e/ou estrangeiros, localizados dentro e fora do Brasil, desde que associado(a) da SBI. No caso de coautoria e/ou grupos, no mínimo um(a) participante deve ser associado(a) adimplente à Sociedade no dia da inscrição. 

Art. 19º É vedada a participação de membros da Diretoria, Administração, Comissão de Ensino e Regionais da Sociedade Brasileira de Imunologia.

PRINCIPAIS DATAS

Art. 20º As submissões dos vídeos devem ser feitas até o dia 19 de maio de 2023.

Art. 21º Os vencedores de cada categoria serão anunciados na segunda quinzena de junho de 2023 através das redes sociais da SBI e via e-mail informado no formulário de inscrição.

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO

Art. 22º O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 26 de maio de 2023, às 14 horas.

 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA (SBI)

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024