Edital Concurso Cultural “Apaixonados por Imunologia” - 3ª Edição
29 de abril de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Dispõe sobre concurso cultural que premiará vídeos de divulgação científica produzidos por associados e colaboradores com temática relacionada à imunologia.

 

Art. 1º A Diretoria, formada pelos(as) associados(as) Ana Maria Caetano Faria, como presidente, Alexandre Salgado Basso, como vice-presidente, Walderez Ornelas Dutra, como secretária-geral, Tatiani Uceli Maioli, como tesoureira, e João Trindade Marques, como primeiro secretário, torna público o presente edital que contém as normas que deverão reger o Concurso Cultural “Apaixonados por Imunologia”, iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI).

 

DOS OBJETIVOS

Art. 2º O objetivo do presente concurso é reconhecer o potencial criativo de estudantes, de pesquisadores e de demais profissionais que atuam, dão suporte e/ou se identificam com a área da Imunologia, promovendo novas percepções sobre a ciência e estimulando seu desenvolvimento por meio de ações de educação e divulgação científica.

Art. 3º Este concurso integra as ações oficiais, em âmbito nacional e internacional, da Sociedade Brasileira de Imunologia para o Dia Internacional da Imunologia, celebrado no dia 29 de Abril.

Art. 4º Como desdobramentos, os trabalhos selecionados poderão vir a compor obra bibliográfica ao término do processo, bem como dar origem a exposições/exibições presenciais e/ou virtuais com o objetivo de promover diálogos e ações nas temáticas de imunologia, arte, cultura, educação e promoção da ciência.

Art. 5º Será dada ampla divulgação a este edital nos meios digitais.

 

DA ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM 

Art. 6º Os materiais apresentados deverão ser de caráter inédito e criados em função do Concurso Cultural, não tendo sido outrora divulgados ou utilizados em outros meios. Os materiais apresentados deverão ser autorais já produzidos e/ou criados em função do Concurso Cultural.

Art. 7º Será de responsabilidade do(a) participante garantir a autenticidade da obra. A SBI não se responsabilizará por eventuais conflitos referentes a direitos autorais.

Art. 8º Ao submeter seu trabalho, o(a) participante aceita automaticamente os termos de cessão de direitos de edição, exibição e divulgação do material.

Art. 9º O concurso é voltado para pessoa física, mesmo que representando uma ação realizada por instituição jurídica. 

 

DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

Art. 10º Serão aceitos trabalhos realizados em coautoria - com no máximo 03 (três) autores - contanto que pelo menos um membro do grupo esteja regularmente associado e adimplente à SBI no momento da inscrição.

§1º Cada participante ou grupo pode inscrever apenas um vídeo por categoria.

Art. 11º Os vídeos devem ter no máximo 03 (três) minutos de duração, formato mp4 e dimensão 1920x1080 (vídeo horizontal). Além de se enquadrar em uma das três categorias do concurso, a saber: “Combate a Fake News”, “Aprendendo Imunologia” e “Imunologia no Laboratório”.

Art. 12º No início do vídeo deverá conter uma capa com fundo branco durante 5 segundos, com as seguintes informações: título do vídeo, nome(s) do(s) autor(es), universidade, categoria inscrita e logo da SBI.

Art. 13º Todo o material deverá ser enviado até o dia 20 de maio de 2022 via este formulário de inscrição. Dúvidas deverão ser direcionadas para o email sbicomunicacao@gmail.com.

 

SOBRE CADA CATEGORIA

Art. 14º As categorias contempladas neste edital são:

- Combate a Fake News: focada em vacinação e fake news sobre COVID-19 e pandemia;

- Aprendendo Imunologia: focada em simplificar conceitos de imunologia ao público leigo e/ou de outras áreas;

- Imunologia no laboratório: focada em mostrar como é o dia a dia de um imunologista, apresentar a área para jovens conhecerem e se interessarem.

 

DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 15º Os vídeos serão avaliados (linguagem e conceitos) por uma comissão designada pela SBI. 

Art. 16º Os vídeos aprovados por essa comissão serão divulgados no Instagram e Facebook da SBI, onde será realizada uma votação pública através do número de likes.

Art. 17º O vídeo de cada categoria com mais likes nos posts oficiais no Instagram e Facebook (soma total) da SBI será o vencedor.

 

SOBRE AS PREMIAÇÕES

Art. 18º Cada vencedor(a)/grupo vencedor de cada categoria estabelecida neste concurso será premiado com isenção na inscrição do congresso da SBI IMMUNOMETABOLISM 2022  - todas as demais despesas como passagem área, alimentação, hospedagem, etc, serão de total responsabilidade dos premiados -  e isenção nas inscrições dos cursos online realizados pela SBI durante o ano de 2022 são eles: “Microbiota, nutrição e sistema imune” e “Imunoterapias”.

 

DOS PARTICIPANTES 

Art. 19º O concurso cultural é destinado para maiores de 18 anos.

Art. 20º Podem participar brasileiros e/ou estrangeiros, localizados dentro e fora do Brasil, desde que associado(a) da SBI. No caso de coautoria e/ou grupos, no mínimo um(a) participante deve ser associado(a) à Sociedade no dia da inscrição. 

Art. 21º É vedada a participação de membros da Diretoria, Administração, Comissão de Ensino e Regionais da Sociedade Brasileira de Imunologia.

 

PRINCIPAIS DATAS

Art. 22º As submissões dos vídeos devem ser feitas até o dia 20 de maio de 2022.

Art. 23º Os vencedores de cada categoria serão anunciados na primeira quinzena de julho de 2022 através das redes sociais da SBI e via e-mail informado no formulário da inscrição.

 

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO

Art. 24º O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 27 de maio de 2022.

 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA (SBI)

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024
Desvendando a resposta antitumoral: Células TCD8+ utilizam a rota do NKG2D no combate a tumores cerebrais
SBI Comunicação
24 de janeiro de 2024
Células T CD8+ virtuais de memória na alopecia areata: um desafio cabeludo
SBI Comunicação
28 de novembro de 2023