Qual a relação entre o sistema imunológico e o cérebro?
30 de abril de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Você sabia que o sistema imunológico também atua no cérebro? 

 

Durante muito tempo, acreditava-se que o cérebro era uma área “isolada” do sistema imune. Mas essa visão mudou: hoje se sabe que cérebro e imunidade estão em constante diálogo.

 

A neuroimunologia, campo que estuda essa interação, mostrou que as células do sistema imunológico exercem funções importantes no sistema nervoso: como remoção de resíduos celulares,  regulação de processos inflamatórios e até  influência no humor e o no comportamento.

 

Mas esse equilíbrio é delicado. Quando o sistema imune reage de forma exagerada ou desregulada, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças neurológicas, como:

  • Esclerose múltipla – doença autoimune em que células do sistema imune atacam a bainha de mielina, afetando a condução dos impulsos nervosos;
  • Alzheimer – estudos indicam que a ativação crônica da microglia (as “células de defesa” do cérebro) pode agravar a neurodegeneração;
  • Neuroinflamação – inflamações persistentes no sistema nervoso central estão associadas a alterações cognitivas, distúrbios de humor e sintomas psiquiátricos.

Além disso, fatores como estresse crônico, infecções e desequilíbrios na microbiota intestinal também podem influenciar a conexão entre o sistema imune  e o cérebro.

 

Esses avanços estão transformando a forma como entendemos e tratamos diversas doenças neurológicas, com terapias que buscam modular o sistema imune para proteger, e não agredir, o sistema nervoso.

 

Acompanhe os canais da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e mantenha-se informado sobre as contribuições da imunologia para a saúde em todas as suas dimensões.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025