Estudo aborda a influência do receptor Axl no controle de infecções parasitárias por macrófagos
24 de janeiro de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Estudo realizado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificou que o Receptor Axl pode induzir a fagocitose de células apoptóticas (eferocitose), diminuir as respostas de macrófagos M1 e ainda promover a patologia cardíaca na infecção por Trypanosoma cruzi. O trabalho foi publicado na revista  Communications Biology.

De acordo com a pesquisa, liderada pela imunologista Marcela F. Lopes, camundongos WT e os deficientes na expressão de Axl foram infectados com o T. cruzi para avaliar a eferocitose e as respostas imunes.  Os macrófagos peritoneais de camundongos Axl-/- infectados expressaram capacidade reduzida de se ligar a células apoptóticas fluorescentes e de interiorizar células apoptóticas, mas foram mais eficientes em combater a infecção parasitária. Além disso, as células T apoptóticas se acumularam nos baços de camundongos Axl-/- em comparação com os de camundongos WT. 

“Em conjunto, esses resultados indicam que o receptor Axl atrapalha a capacidade dos macrófagos de controlar a infecção parasitária e, assim, contribui para o desenvolvimento da patologia cardíaca no modelo experimental da doença de Chagas. Esperamos que a elucidação dos mecanismos envolvidos na patogênese se traduza no desenvolvimento de novas ferramentas para prevenir ou tratar doenças”, explicou a imunologista em texto publicado em blog da Nature Communities.

O artigo está disponível no link: clique aqui

 

Autoras: Thaís S. Rigoni, Natália S. Vellozo, Kamila Guimarães-Pinto, Mariela Cabral-Piccin, Laryssa Fabiano-Coelho, Thayane C. Matos-Silva, Alessandra A. Filardy, Christina M. Takiya & Marcela F. Lopes.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Projeto Mural de História da SBI: Depoimento sobre o pesquisador Wilmar Dias da Silva
SBI Comunicação
11 de janeiro de 2023
A Imunologia em tempos de crise sanitária: por que é fundamental desenvolvermos esta ciência?
SBI Comunicação
21 de outubro de 2022
Série "Aprenda Imunologia" - Você sabe o que é método científico?
SBI Comunicação
21 de outubro de 2022