Estudo aponta que o SARS-CoV-2 pode aumentar o gasto energético de células do cérebro para se replicar
09 de novembro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Um estudo liderado por cientistas da Plataforma Científica Pasteur-USP mostrou pela primeira vez que o SARS-CoV-2 pode infectar e se replicar em células cerebrais. A pesquisa foi conduzida com os animais vivos e também com astrócitos isolados do sistema nervoso central dos roedores e cultivados in vitro. 

Os resultados, que foram divulgados no repositório preprint bioRxiv, sugerem que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode acelerar o metabolismo dessas células nervosas e aumentar o consumo de moléculas usadas na geração de energia, como a glicose e o aminoácido glutamina.

“Ao que tudo indica, o SARS-CoV-2 superativa o metabolismo dos astrócitos de modo a obter mais energia para replicar seu material genético e produzir novas partículas virais. Tanto que, quando usamos uma droga para bloquear a glutaminólise [a produção de energia a partir de glutamina], a replicação viral nas células em cultura foi reduzida em cerca de um terço”, explica Jean Pierre Peron, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP), pesquisador da Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU) e coordenador da investigação em entrevista à Agência Fapesp.

 

Saiba mais sobre o estudo na matéria publicada pela Agência Fapesp: https://mla.bs/9525790d 

O artigo está disponível no link: https://mla.bs/6d55c2fc

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025