Estudo aponta que o SARS-CoV-2 pode aumentar o gasto energético de células do cérebro para se replicar
09 de novembro de 2021

Um estudo liderado por cientistas da Plataforma Científica Pasteur-USP mostrou pela primeira vez que o SARS-CoV-2 pode infectar e se replicar em células cerebrais. A pesquisa foi conduzida com os animais vivos e também com astrócitos isolados do sistema nervoso central dos roedores e cultivados in vitro.

Os resultados, que foram divulgados no repositório preprint bioRxiv, sugerem que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode acelerar o metabolismo dessas células nervosas e aumentar o consumo de moléculas usadas na geração de energia, como a glicose e o aminoácido glutamina.

“Ao que tudo indica, o SARS-CoV-2 superativa o metabolismo dos astrócitos de modo a obter mais energia para replicar seu material genético e produzir novas partículas virais. Tanto que, quando usamos uma droga para bloquear a glutaminólise [a produção de energia a partir de glutamina], a replicação viral nas células em cultura foi reduzida em cerca de um terço”, explica Jean Pierre Peron, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP), pesquisador da Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU) e coordenador da investigação em entrevista à Agência Fapesp.

Saiba mais sobre o estudo na matéria publicada pela Agência Fapesp: https://mla.bs/9525790d