Estudo identifica mecanismo de defesa dos astrócitos contra o vírus Zika
26 de março de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O vírus Zika (ZIKV) representa um importante problema de saúde pública devido à sua associação com complicações neurológicas graves, especialmente durante a gravidez. Embora o papel dos inflamassomas na resposta antiviral de células da imunidade inata esteja bem estabelecido, sua função na resposta efetora de células gliais do sistema nervoso central, particularmente os astrócitos, ainda é pouco compreendida.

Um estudo publicado no The FEBS Journal demonstrou que o ZIKV induz a ativação da caspase-1 em astrócitos murinos primários — sendo essa ativação essencial para o controle da replicação viral. Astrócitos geneticamente modificados para não expressar caspase-1 e caspase-11 apresentaram maior permissividade à replicação do ZIKV.

Curiosamente, a ativação da caspase-1 não foi acompanhada dos sinais clássicos de inflamassoma, como a liberação de IL-1β ou ocorrência de piroptose. No entanto, na ausência de caspase-1, observou-se uma exacerbação da via glicolítica nos astrócitos. A inibição do fluxo glicolítico reverteu a susceptibilidade dos astrócitos caspase-1/11⁻/⁻ à infecção, indicando um papel adicional da caspase-1 na regulação do metabolismo energético de astrócitos.

A análise de redes de proteínas destacou o envolvimento do complexo mTORC na interação entre as proteínas da via glicolítica e a caspase-1, e a inibição de mTORC também reduziu a replicação viral. Além disso, os autores identificaram que a maior replicação do ZIKV em astrócitos caspase-1/11⁻/⁻ está associada à regulação do transporte de piruvato para a mitocôndria.

Esses achados revelam novas perspectivas sobre os mecanismos de defesa celular contra o vírus Zika em astrócitos que podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas voltadas ao combate da infecção viral no sistema nervoso.

Leia o artigo em: https://doi.org/10.1111/febs.70061

Autores: Ingrid S. de Farias, Guilherme Ribeiro, Isaú H. Noronha, Victoria Weise L. Lucena, Jean P. S. Perón, Pedro M. Moraes-Vieira, José C. Alves-Filho, Karina R. Bortoluci.