Estudo identifica mecanismo de defesa dos astrócitos contra o vírus Zika
26 de março de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O vírus Zika (ZIKV) representa um importante problema de saúde pública devido à sua associação com complicações neurológicas graves, especialmente durante a gravidez. Embora o papel dos inflamassomas na resposta antiviral de células da imunidade inata esteja bem estabelecido, sua função na resposta efetora de células gliais do sistema nervoso central, particularmente os astrócitos, ainda é pouco compreendida.

Um estudo publicado no The FEBS Journal demonstrou que o ZIKV induz a ativação da caspase-1 em astrócitos murinos primários — sendo essa ativação essencial para o controle da replicação viral. Astrócitos geneticamente modificados para não expressar caspase-1 e caspase-11 apresentaram maior permissividade à replicação do ZIKV.

Curiosamente, a ativação da caspase-1 não foi acompanhada dos sinais clássicos de inflamassoma, como a liberação de IL-1β ou ocorrência de piroptose. No entanto, na ausência de caspase-1, observou-se uma exacerbação da via glicolítica nos astrócitos. A inibição do fluxo glicolítico reverteu a susceptibilidade dos astrócitos caspase-1/11⁻/⁻ à infecção, indicando um papel adicional da caspase-1 na regulação do metabolismo energético de astrócitos.

A análise de redes de proteínas destacou o envolvimento do complexo mTORC na interação entre as proteínas da via glicolítica e a caspase-1, e a inibição de mTORC também reduziu a replicação viral. Além disso, os autores identificaram que a maior replicação do ZIKV em astrócitos caspase-1/11⁻/⁻ está associada à regulação do transporte de piruvato para a mitocôndria.

Esses achados revelam novas perspectivas sobre os mecanismos de defesa celular contra o vírus Zika em astrócitos que podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas voltadas ao combate da infecção viral no sistema nervoso.

Leia o artigo em: https://doi.org/10.1111/febs.70061

Autores: Ingrid S. de Farias, Guilherme Ribeiro, Isaú H. Noronha, Victoria Weise L. Lucena, Jean P. S. Perón, Pedro M. Moraes-Vieira, José C. Alves-Filho, Karina R. Bortoluci.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025