Estudo identifica regime de cultura de linfócitos que pode permitir a diferenciação de células T CD8 de memória in vitro
03 de junho de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com colaboradores descreveram um novo regime de cultura linfócitos que pode permitir  a diferenciação de células T CD8 de memória in vitro. O estudo foi publicado na Frontiers in Immunology.

Segundo os autores, a ativação de linfócitos T CD8 com baixa avidez de TCR na presença de co-estímulos e citocinas geraram linfócitos de vida longa, fenotipicamente e funcionalmente semelhantes às células de memória central. 

“A avaliação de precursores de células de memória diferenciados usando este protocolo permitiu identificar eventos precoces na diferenciação de células T CD8 de memória. A análise de expressão genica dessas células demonstrou diferenças no padrão de expressão de genes-chave entre precursores de células de memória e de células efetoras, sugerindo que existem genes centrais comuns entre células T CD8 ativadas e precursores de linhagens específicas”, explica o pesquisador João Viola (INCA).

O trabalho também identificou que as células de memória geradas por esse protocolo podem conferir imunidade in vivo de longo prazo e retardar a progressão do crescimento tumoral. Consequentemente, a pesquisa mostrou ser possível a geração de células T CD8 de memória funcionalmente ativas por esse protocolo, que pode ser ampliado para terapia celular e análise molecular em larga escala.

O artigo está disponível neste link.

Autores: Vanessa Neitzke-Montinelli, Carolina Calôba, Guilherme Melo, Bianca B. Frade, Enzo Caramez, Luciano Mazzoccoli, André N. A. Gonçalves, Helder I. Nakaya, Renata M. Pereira, Miriam B. F. Werneck e João P. B. Viola.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025