Estudo identifica regime de cultura de linfócitos que pode permitir a diferenciação de células T CD8 de memória in vitro
03 de junho de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com colaboradores descreveram um novo regime de cultura linfócitos que pode permitir  a diferenciação de células T CD8 de memória in vitro. O estudo foi publicado na Frontiers in Immunology.

Segundo os autores, a ativação de linfócitos T CD8 com baixa avidez de TCR na presença de co-estímulos e citocinas geraram linfócitos de vida longa, fenotipicamente e funcionalmente semelhantes às células de memória central. 

“A avaliação de precursores de células de memória diferenciados usando este protocolo permitiu identificar eventos precoces na diferenciação de células T CD8 de memória. A análise de expressão genica dessas células demonstrou diferenças no padrão de expressão de genes-chave entre precursores de células de memória e de células efetoras, sugerindo que existem genes centrais comuns entre células T CD8 ativadas e precursores de linhagens específicas”, explica o pesquisador João Viola (INCA).

O trabalho também identificou que as células de memória geradas por esse protocolo podem conferir imunidade in vivo de longo prazo e retardar a progressão do crescimento tumoral. Consequentemente, a pesquisa mostrou ser possível a geração de células T CD8 de memória funcionalmente ativas por esse protocolo, que pode ser ampliado para terapia celular e análise molecular em larga escala.

O artigo está disponível neste link.

Autores: Vanessa Neitzke-Montinelli, Carolina Calôba, Guilherme Melo, Bianca B. Frade, Enzo Caramez, Luciano Mazzoccoli, André N. A. Gonçalves, Helder I. Nakaya, Renata M. Pereira, Miriam B. F. Werneck e João P. B. Viola.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Uma via imunoendócrina dependente de IFN-γ promove redução da glicemia para potencialização da resposta imunológica antiviral
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
Restrições alimentares e hídricas aumentam a suscetibilidade a patógenos resistentes a antimicrobianos
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
A descoberta dos microRNAs e sua função na regulação da expressão gênica levou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2024
SBI Comunicação
08 de outubro de 2024