Estudo indica que formas mais graves da COVID-19 podem estar associadas a um grupo de genes envolvidos na ativação de neutrófilos
15 de março de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Em artigo publicado na revista científica Immunology pelo ImmunoCOVID, consórcio de pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos que investigam aspectos relacionados com a imunopatologia e com a busca de marcadores imunológicos para a COVID-19, foi realizado um estudo multidimensional que combinou a análise do transcriptoma sanguíneo, dados demográficos, aspectos clínicos e resultados laboratoriais de 66 participantes classificados em diferentes formas clínicas da COVID-19 (branda, moderada, grave e crítica) e indivíduos saudáveis. O estudo foi coordenado pelos pesquisadores Vânia L. D. Bonato (FMRP-USP) e Marcelo Dias-Baruffi (FCFRP-USP).

 

Durante a pesquisa, foi identificada uma perturbação no perfil transcricional de leucócitos sanguíneos associada ao agravamento da COVID-19, que estava principalmente relacionada a processos que desfavoreciam a ativação de linfócitos e favoreciam a ativação de neutrófilos.

 

“Já se sabia que a neutrofilia, que é o aumento de neutrófilos na circulação, está associada com mau prognóstico da doença. No transcriptoma, realizado em nosso trabalho, foram analisados 19.209 genes e o resultado mais interessante é que encontramos uma assinatura gênica relacionada a um perfil de ativação de neutrófilos em pacientes hospitalizados com a forma moderada quando comparados aos pacientes domiciliares também com a forma moderada (‘ponto de viragem’ da gravidade da COVID-19). Além disso, observamos que a intensidade da perturbação gênica desta assinatura foi ampliada a partir de pacientes hospitalizados com a forma moderada até aqueles com a forma crítica desta doença, indicando que a progressão da gravidade da COVID-19 está relacionada a um perfil de ativação de neutrófilos”, explicam os imunologistas Marcelo Baruffi e Vânia Bonato.

 

 O artigo está disponível neste link.

 

O ImmunoCOVID conta com pesquisadores da FMRP-USP, FCFRP-USP, EERP-USP, Faculdade de Química de RP-USP e UFSCar; estudantes de pós-graduação, pós-docs, médicos do Hospital Santa Casa e do Hospital São Paulo de Ribeirão Preto, e estudantes de graduação.

 

Autores: Carlos A Fuzo, Thais FC Fraga-Silva, Sandra R Maruyama, Victor AF Bastos, Luana A Rogério, Nayore T Takamiya, Pedro V da Silva-Neto, Vinícius E Pimentel, Diana M Touro, Malena M Pérez, Jonatan CS de Carvalho, Ingryd Carmona-Garcia, Camila NS Oliveira, Augusto M Degiovani, Fátima M. Ostini, Letícia F Constante, Alessandro P de Amorim, Fernando C Vilar, Marley R Feitosa, Rogério S Parra, José JR da Rocha, Omar Feres, Gilberto Gaspar, Angelina L Viana, Ana PM Fernandes, Isabel KFM Santos, Elisa MS Russo, Cristina RB Cardoso, Carlos A Sorgi, Lúcia H Faccioli, Vânia LD Bonato, Marcelo Dias-Baruffi.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024