Em um estudo publicado na revista científica Molecular Neurobiology, pesquisadores investigaram como a infecção pelo vírus Zika pode provocar uma profunda reprogramação metabólica nas micróglias, que são as principais células de defesa do sistema nervoso central, e como esse processo pode ser modulado por um nutriente amplamente conhecido, o ômega-3 do tipo DHA. A pesquisa é liderada pela professora Kelly Grace Magalhães, do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Laboratório de Imunologia e Inflamação (LIMI-UnB).
De acordo com o estudo, diferentemente do que ocorre em outros tipos celulares, nos quais o vírus induz disfunção mitocondrial e redução da produção de energia, as micróglias infectadas apresentam aumento da capacidade respiratória e metabólica, possivelmente como uma adaptação para sustentar uma resposta inflamatória prolongada no cérebro.
“No nosso modelo, a micróglia infectada aumenta sua respiração mitocondrial, o que sugere uma adaptação metabólica específica dessa célula ao ambiente inflamatório do cérebro. Esse aumento, no entanto, não é necessariamente benéfico, pois está associado a maior produção de mediadores inflamatórios e estresse celular, contribuindo para dano neural”, explica a imunologista Kelly Grace Magalhães.
A pesquisadora ressalta que o estudo foi realizado em modelos experimentais celulares. “Isso significa que não podemos afirmar diretamente que o consumo alimentar de ômega-3 terá o mesmo efeito observado em laboratório. No entanto, os dados reforçam evidências já existentes de que o DHA tem propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras relevantes para o sistema nervoso. Estudos clínicos futuros serão necessários para definir doses, formas de suplementação e contextos em que esse efeito pode ser observado em humanos”, complementa.
A pesquisa abre perspectivas para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que combinem abordagens antivirais tradicionais com intervenções nutricionais e imunomodulatórias.
O artigo está disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12035-025-05418-y
Autores do artigo: Heloísa Antoniella Braz-de-Melo, Fernanda Gomes Lago, Rafael Corrêa, Igor de Oliveira Santos, Paula Maria Quaglio Bellozi, Raquel das Neves Almeida, Wagner Fontes, Mariana S. Castro, Aline Maria Araújo Martins, Raphaela Menezes de Oliveira, Nadia Martins Serpa Rossi, Gabriel Pasquarelli-do-Nascimento, Ana Luiza Gouvea, Paulo Sousa Prado, Andreza Fabro de Bem, Sônia Nair Báo, Bergmann Morais Ribeiro, Stevens Kastrup Rehen, Thomas Christopher Rhys Williams, Gary P. Kobinger e Kelly Grace Magalhães.
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Conteúdo Publicitário
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Edital
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Especial Doença de Chagas
- Evento
- Eventos
- Exposição COVID-19 da SBI
- História da Imunologia no Brasil
- Homenagem
- Immuno 2018
- Immuno2019
- Immuno2021
- Immuno2022
- Immuno2023
- Immuno2025
- Immuno2026
- IMMUNOLAC
- Immunometabolism2022
- Imune
- Imune - o podcast da SBI
- ImunoWebinar
- INCT Imuno
- Institucional
- IUIS
- Luto
- NeuroImmunology 2024
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- o podcast da SBI
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI 50 ANOS
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- SNCT 2022
- Webinar
- WORKSHOP