Com o foco no desenvolvimento de uma vacina contra a SARS-CoV-2, baseada em uma plataforma de vírus influenza recombinantes, este grupo é liderado pelos pesquisadores Ricardo Gazzinelli, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas/MCT e presidente da SBI, e Alexandre Machado, do Centro de Pesquisas René Rachou e presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).
O grupo já dispõe de um vírus influenza recombinante defectivo para a multiplicação e capaz de induzir proteção contra gripe em dose única. Atualmente, o grupo está construindo vírus influenza recombinantes carreando porções antigênicas da proteína spike do SARS-CoV-2. Este grupo de pesquisa já possui uma sólida experiência de mais de uma década na utilização do vírus influenza como plataforma para o desenvolvimento de vacinas contra outras doenças. Destaque para o desenvolvimento de um vírus influenza recombinante, desenvolvido em parceria com a pesquisadora Eliane Miyaji, do Instituto Butantan, o qual foi utilizado com sucesso como parte de um protocolo de vacinação capaz de proteger simultaneamente contra a infecção pelo Streptococcus pneumoniae e a influenza em modelo murino.
A pesquisa já conseguiu financiamento através do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (CNPq/FAPEMIG), do qual os pesquisadores fazem parte. Além disso, recentemente, o grupo recebeu recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) para a execução deste projeto, como parte da ação do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O projeto está estabelecido na FIOCRUZ-MINAS e no CT-Vacinas (FIOCRUZ/UFMG), compondo a equipe: dois pesquisadores, quatro pós-doutorandos e três alunos de pós-graduação. Mas, o grupo também conta com a importante colaboração de parceiros como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Butantan, Instituto do Coração, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Universidade de São Paulo.
“Somos todos combatentes lutando em diferentes fronts contra um inimigo em comum. Cada pesquisador, agência de fomento ou financiador da iniciativa privada interessado em colaborar e contribuir para o desenvolvimento desta proposta, será de grande ajuda no esforço para mitigarmos os danos causados pela pandemia do SARS-CoV-2. Sobretudo, futuramente precisaremos de apoio para a realização dos ensaios clínicos em humanos, os quais são muito caros e para os quais não dispomos de recursos. Sem esses ensaios, não poderemos fazer com que a vacina que estamos desenvolvendo chegue aos postos de saúde do SUS”, explica o pesquisador Alexandre Machado.
Os trabalhos do grupo já resultaram em artigos científicos: 1) Protective immunity and safety of a genetically modified influenza virus vaccine. Barbosa et al., PLoS One. 2014 Jun 13;9(6). 2) Vaccination using recombinants influenza and adenoviruses encoding amastigote surface protein-2 are highly effective on protection against Trypanosoma cruzi infection. Barbosa et al., PLoS One. 2013 Apr 24;8(4) 3) Prime and boost immunization with influenza and adenovirus encoding the Toxoplasma gondii surface antigen 2 (SAG2) induces strong protective immunity. Machado AV, Caetano BC, Barbosa RP, Salgado AP, Rabelo RH, Garcia CC, Bruna-Romero O, Escriou N, Gazzinelli RT. Vaccine. 2010 Apr 19;28(18):3247-56.
Além disso, os vírus recombinantes desenvolvidos pela equipe têm resultado em pedidos de patente, entre as quais: “Construção de ácido nucleico, vírus influenza recombinante, método para preparar um vírus influenza recombinante, composição e uso”. Já se encontra em fase final de depósito na FIOCRUZ e outros dois pedidos de patente estão em processo de submissão. Os estudos já resultaram na concessão de cinco pedidos de patentes no exterior.
*Informações concedidas pelo grupo de pesquisa
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Conteúdo Publicitário
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Edital
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Especial Doença de Chagas
- Eventos
- Exposição COVID-19 da SBI
- História da Imunologia no Brasil
- Immuno 2018
- Immuno2019
- Immuno2021
- Immuno2022
- Immuno2023
- Immuno2025
- IMMUNOLAC
- Immunometabolism2022
- Imune
- Imune - o podcast da SBI
- ImunoWebinar
- Institucional
- IUIS
- Luto
- NeuroImmunology 2024
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- o podcast da SBI
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI 50 ANOS
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- SNCT 2022
- Webinar
- WORKSHOP